Notícias | 5 de dezembro de 2019 | Fonte: CQCS

Seguro de Vida é um item essencial para a organização financeira

O Seguro de Vida começa a ser entendido não apenas como uma garantia em caso de morte, mas também como um item essencial na organização financeira, auxiliando no planejamento de vida de famílias em todos os níveis sociais. A avaliação é do gerente de produtos do grupo OMINT, Carlos Faria, que, em artigo, destaca o fato de a contratação do seguro de vida individual ter apresentado um crescimento expressivo de 62,47% no acumulado dos sete primeiros meses de 2019, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Carlos Faria destaca também o papel do corretor de seguros que, segundo ele, é primordial para a expansão desse produto e no trabalho de levar informações corretas para as pessoas. “Um profissional bem preparado é capaz de entender as diferentes modalidades e conhecer os detalhes das condições gerais de cada produto, orientando o cliente sobre qual é o ideal para seu perfil e momento de vida”, observa Faria, acrescentando ainda que uma venda consultiva proporciona uma satisfação maior do cliente, por ser personalizada para sua realidade econômica e trazer à luz informações que não podem ficar obscuras em um momento tão importante.

Na opinião dele, nos próximos anos, o Seguro de Vida será ainda mais evidente como um aliado para famílias que desejam segurança e tranquilidade, independentemente do patrimônio que possuam. “Seguradoras e corretores precisam trabalhar juntos para torná-lo uma peça fundamental no planejamento financeiro de qualquer brasileiro”, aconselha.

Faria ressalva também que a seguradora deve realizar uma análise prévia de cada cliente para entender sobre o seu histórico de saúde, hábitos, profissão, esportes de risco e outros pontos que possam requerer uma atenção especial. Esses fatores devem estar claros para o contratante no primeiro passo da negociação, assim como as opções de produtos. “A composição de um produto vitalício com um temporário pode ser a solução mais adequada para muitas pessoas”, sugere.

Citando dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), ele lembra ainda que o mercado de seguros de pessoas, como um todo, cresceu 14,71% no primeiro semestre. “Isso mostra que o trabalho de conscientização sobre esse produto está surtindo efeito, com um olhar mais atento da população”, frisa o executivo.

Para Carlos Faria, o Seguro de Vida é essencial para uma eventualidade de invalidez permanente parcial, total ou até mesmo um diagnóstico de doença grave e internação hospitalar. Afinal, a maioria das pessoas não tem uma reserva para esses momentos. Ele aponta ainda levantamento feito pelo CNDL/SPC Brasil, segundo o qual 67% dos consumidores brasileiros não conseguem guardar nenhuma parte de seus rendimentos mensais. “Esse dado reforça ainda mais a necessidade de se atrelar produtos consistentes como o Seguro de Vida Individual ao planejamento financeiro pessoal”, alerta Faria.

Na avaliação do executivo da OMINT, um plano de seguro adequado pode funcionar como uma antecipação de recursos em vida, garantindo a realização do planejamento inicial, seja ele de manter o padrão de vida da família, acumular recursos financeiros ou mesmo deixar um legado. “Esse produto também permite reduzir conflitos entre herdeiros, garantindo liquidez e celeridade ao processo de sucessão patrimonial”, assinala.

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