Notícias | 4 de setembro de 2020 | Fonte: Revista Apólice

Seguro de crédito é opção para expandir negócios e mitigar riscos

Proteção permite que a empresa adquira maior confiança para negociar com novos clientes, possibilitando acompanhar de perto a estabilidade financeira deles
 
 Além das muitas dificuldades para funcionamento e venda que as empresas estão enfrentando, um novo risco deve se tornar real no decorrer dos meses, o crescimento da inadimplência. O novo coronavírus pelo Brasil já fechou comércios, levou empresas à falência e o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) projeta que ainda se vai aumentar a inadimplência no País nos próximos meses.
 
O percentual de pessoas físicas que atrasam o pagamento de dívidas no Brasil deve aumentar gradativamente nos próximos meses, podendo aumentar em até 5,96% em setembro. Diante deste cenário as companhias devem proteger seu caixa e uma alternativa ainda pouco utilizada pelas organizações é o Seguro de Crédito.
 
Mas, muito além de proteger o fluxo de caixa de uma empresa, o seguro também pode ajudar a reduzir custos operacionais e expandir os negócios com maior segurança. O superintendente da Euler Hermes no Brasil, Daniel Luján, explica que essa é também uma maneira de aumentar as vendas, ampliando a carteira de clientes e tendo a possibilidade de escolher os melhores mercados para cada tipo de negócio.
 
“O seguro de crédito permite que a empresa adquira maior confiança para negociar com novos consumidores e isso consequentemente faz com que exista crescimento com segurança e saúde financeira, além da possibilidade de acompanhar de perto a estabilidade financeira desses clientes para monitorar possíveis riscos”, afirma.
 
Além disso, é muito comum que o mercado associe ou compreenda mais o valor dessa ferramenta financeira em um cenário de crise como o atual que estamos vivendo. Mas na realidade essa ferramenta é uma parceira do seu negócio, não apenas na, mas também na retomada para que o crescimento seja sustentável.
 
Cristina Camillo, diretora da Camillo Seguros e consultora em seguro de crédito, destaca abaixo os seis principais benefícios que o produto pode trazer para a expansão dos negócios:
 
Market Share maior: O seguro de crédito é uma proteção dos recebíveis entre empresas B2B, portanto, é possível oferecer limites e prazos para os clientes, garantindo maior fôlego e afastando o medo de não receber. Inevitavelmente, essas ações podem proporcionar aumento nas vendas.
 
Expansão: O seguro atua como uma ferramenta que avalia e qualifica as contrapartes com quem a companhia faz negócio, permitindo conhecimento maior em relação às empresas que antes eram desconhecidas, assim também é possível trabalhar com novas contrapartes.
 
Atuação em países estrangeiros: Atuando com uma organização com know-how global, conhecer clientes ao redor do mundo aumenta as chances de fechar negócios de forma segura, mostrando onde há ou não há riscos de investimento.
 
Crescimento diversificado: Não existe mais a necessidade de negociar só com quem você conhece e confia, pois, uma empresa te ajuda a expandir e descentralizar suas oportunidades de negócio.
 
Garantia: Quando a empresa trabalha com seguro de crédito, ela adquire uma garantia de saúde financeira que é muito bem vista por bancos e financiadoras, abrindo assim novas alternativas de financiamento.
 
Apoio à sua análise de crédito interna: Quando o seguro é contratado, ele se torna parceiro da área de crédito, ou seja, é adicionado valor ao processo de análise de crédito existente na companhia. Esse suporte proporciona maior segurança, uma vez que em casos de perdas inesperadas é possível ter garantia de recebimento, sem impacto ao fluxo de caixa.

__________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN