Notícias | 2 de julho de 2020 | Fonte: Auto Esporte

Seguro de carro ou moto cobre danos causados por ciclone?

O “ciclone bomba” que atingiu a região Sul e Sudeste do Brasil deixou para trás áreas devastadas e prejuízos materiais

As regiões Sul e Sudeste do Brasil sofreram recentemente com a passagem de um fenômeno natural que foi chamado de “ciclone bomba”. As imagens que mostram a passagem desses ventos revelam casas destelhadas e árvores caídas. Até o momento, 11 pessoas morreram.

É possível notar uma grande destruição material, inclusive dos veículos que ficam estacionados nas ruas. Nestes casos, o seguro cobre?

Na forte enchente que aconteceu em fevereiro deste ano em São Paulo, seguradoras se recusaram a cobrir alguns danos por detalhes técnicos, como tentativas de travessia de alagamentos, por exemplo. Nesses casos, é considerado que o condutor “se colocou em situação de risco”.

A maioria das seguradoras, como Porto Seguro, Mapfre e Sulamerica, faz a cobertura básica contra desastres naturais, que inclui “granizo, furacão ou terremoto”.

Mas se o seu carro foi danificado por um ciclone, e não por um furacão, o seguro ainda cobre?“Se estiver na apólice que cobre contra danos por desastres naturais, não importa o que está escrito depois, se é contra tufão, terremoto ou tornado. O seguro paga”, afirma o advogado civil Mário Solimene. “A lista que segue o ‘seguro contra desastres naturais’ é apenas exemplificativa, não taxativa”, diz.

Para não passar por esse tipo de dúvida, o mais adequado é ler a apólice e contratar um seguro que seja mais abrangente. Mas esteja preparado para ver o preço subir.

O desastre natural é, por definição, algo imprevisível. Mas é sempre bom estar atento aos locais por onde passar ou estacionar. “Se você tem um problema de desastre natural, eles vão tentar dizer que você se colocou em uma situação em risco, que esse desastre não foi tão natural assim”, afirma Solimene.

“Por exemplo, se existe uma árvore condenada pela prefeitura, que seria cortada na semana seguinte, você estaciona ali e ela cai por conta da ventania, o seguro pode se recusar a pagar o dano”, comenta.

Apesar disso, ele afirma que é possível recorrer na justiça para conseguir receber o prêmio do seguro. “Se está escrito que a cobertura é contra desastres naturais, pode até aparecer um vulcão, algo impossível no Brasil, e destruir o seu carro que eles terão de cobrir”.

Tufão, ciclone, tornado ou furação?

Segundo o Glossário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos e o site Mundo Educação, um ciclone é qualquer vento forte que converge para um mesmo ponto, com velocidade igual ou superior a 120 km/h.

Já um tornado é formado por ventos concentrados em um diâmetro menor, de aproximadamente 2 km, com velocidades de até 480 km/h. Furacões são maiores, com centenas de quilômetros de diâmetro, mas menos violentos, com ventos de até 115 km/h.

_________________________________________________________________________________________________________________

Venha debater esse assunto no Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN