Notícias | 17 de fevereiro de 2022 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

Seguro cobre prejuízos de automóveis danificados na tragédia em Petropólis

Carros arrastados para fim de rua em Petrópolis — Foto: Reprodução/TV Globo

Foi decretado estado de calamidade pública na cidade de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, após uma tempestade que atingiu a cidade na última terça-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, já chegou a 104 o número de vítimas fatais. No cenário de destruição é possível encontrar carros que foram arrastados pela água, outros ficaram submersos, alguns até mesmo em cima de outros veículos, além de ônibus e caminhões espalhados.

Além dos carros que foram encontrados pelas ruas, outros ficaram presos nas garagens por conta do nível de água ou queda de barreiras. “Para esses casos, o produto automóvel oferece cobertura, desde que haja a contratação específica do seguro compreensivo, que também é conhecido como seguro total ou completo”, explicou o consultor Sergio Ricardo em entrevista ao CQCS. Esse produto oferece as coberturas mais amplas que o auto e roubo. A cobertura compreensiva cobre o segurado em casos de colisão, incêndio, furto, roubo e danos causados pela natureza.

Em situações como a da tragédia em Petrópolis, as companhias do mercado, geralmente, criam iniciativas para oferecer suporte à população local e a seus segurados. Foi o exemplo da Tokio Marine, que reforçou a equipe de prestadores de serviços de assistência para Petrópolis e está fazendo a remoção imediata dos veículos atingidos e realizando doação de água para a cidade. A companhia deslocou peritos para a região a fim de agilizar o processo de identificação e pagamento das Indenizações. Os veículos que tiveram alagamento completo estão sendo recolhidos diretamente e a partir desta quinta 17 já iniciaremos a abertura dos processos para e realizar a indenização imediata. 

Outra seguradora que implementou uma ação especial foi a Porto Seguro, que mobilizou sua equipe de profissionais de salvamento para dar assistência às comunidades que sofrem com enchentes, deslizamentos e se encontram em estado de calamidade pública. A operação teve início na quarta-feira (16), com o envio de uma equipe especializada e veículos de resgate — três Marruás, caminhões utilizados em operações feitas em locais de difícil acesso, e uma moto aquática preparada para resgates em enchentes. A companhia deve atuar no resgate de automóveis e motocicletas, remoção de entulho, entre outras atividades para auxiliar os moradores da região.

Por sua vez, a Liberty Seguros enviou uma força-tarefa para prestar o auxílio necessário para a população, além de ajudar e apoiar corretores e clientes envolvidos no desastre. A seguradora tem uma grande frota segurada na região e a prioridade neste momento é retirar os veículos danificados das vias públicas, a fim de facilitar o trabalho dos bombeiros. Para tal, a companhia tem trabalhado com o prestador parceiro local e enviou reforços da capital para ajudar nos serviços.  A Liberty também disponibilizou um atendimento ativo para abertura de sinistros e uma base de prestadores para qualquer emergência ou necessidade. Além disso, a equipe de Sinistros Auto, está em campo para iniciar o processo de regulação e agilizar ao máximo o processo de atendimento e definição do tipo de perda dos sinistros.

A Bradesco Seguros, através de Rodrigo Herzog, superintendente executivo de sinistros da seguradora, informou que a seguradora deu início a uma Operação de Apoio e agilidade na liquidação de sinistros, desenvolvida para quantificar e indenizar segurados envolvidos em tragédias naturais no menor prazo possível”.

Em parceria com a Tempo Assist, a HDI Seguros elaborou um plano de ação e se mobilizou para atender eventuais segurados que precisem dos serviços. A seguradora  desenvolveu um processo de atendimento e regulação fast track que consiste em: Criação de ilha exclusiva de atendimento nas centrais de sinistro e assistência; acompanhamento dos acionamentos dessa região com concentração de prestadores designados para a ação de emergência; reboques do Rio de Janeiro foram deslocados para reforçar a frota local. Essa frota vai ficar em Petrópolis o tempo que for necessário para o melhor atendimento dos  segurados; envio de um regulador para realizar a avaliação e definição do tipo de indenização. Para casos de veículos que não sejam Perda Total, o veículo será encaminhado para oficina. 

Como forma de agilizar os processos dos sinistros identificados, a Allianz está disponibilizando uma estrutura especial de atendimento. A seguradora viabilizou Central 24h com atendimento diferenciado para a região; deslocou colaborador para apoiar na logística de assistência; enviou peritos próprios para os pátios onde os veículos sinistrados estão sendo direcionados; agilizará a análise e pagamento de sinistros de forma remota com analistas dedicados, os quais também estão entrando em contato proativamente com os clientes para abertura do sinistro; destinou uma frota de guinchos exclusiva para região; e instituiu um fluxo especial de comunicação entre a área de análise e a equipe Comercial para atendimento de corretores. 

O plano de contingência desenvolvido pela MAPFRE conta com o monitoramento em tempo real dos prestadores de serviço para acompanhar a situação na região de Petrópolis. Outra ação realizada pela empresa foi o acionamento preventivo dos prestadores de serviço das cidades próximas, com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos clientes. Os riscos segurados na região estão sendo levantados para adiantar o processo de análise e para adoção de medidas de suporte aos clientes. Para os clientes impactados, a MAPFRE solicita que entrem em contato tanto pelo telefone gratuito 24h 0800 775 4545, quanto pelo WhatsApp (11) 4004-0101.

Outras seguradoras do mercado se disponibilizaram a dar suporte às vítimas e aos segurados que são região afetada pela tempestade, através do envio de equipes de prestadores de serviços e afins.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN