Notícias | 20 de janeiro de 2022 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

Seguro Agro: a importância do produto para produtores rurais

Smart agriculture IoT with hand planting tree background

O agronegócio se mantém hoje como um dos principais pilares da economia brasileira. Devido às adversidades climáticas que o produtor rural enfrenta a cada nova safra, o seguro rural se torna cada vez mais necessário e importante para o produtor. Sendo assim, a MAPFRE promoveu, na tarde de quinta-feira (20), uma live para tratar a importância e as oportunidades do seguro Agro para o setor.

Rogerio Boueri Miranda, Subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério Da Economia, explicou que estima-se que a produção pecuária brasileira desta década vai crescer 40% para que a segurança global, em termos de alimentos, seja garantida. “Cobrir o risco dos produtos se torna uma variável importante para o produtor aumentar sua produção, porque ele vai ter tempo para fazer o que ele sabe fazer de melhor que é produzir”. 

Bouri ainda pontuou que existem vários estudos que mostram que há uma relação positiva entre o seguro rural com o favorecimento de ações técnicas inovadoras. “O fato do produtor ter um seguro faz com que ele, inclusive, aumente a proporção da busca pela inovação, o que pode aumentar a produtividade”. 

Patricia Patricia Siequeroli, diretora de seguros gerais da Mapfre, explicou que a seguradora iniciou sua operação brasileira baseada no Agro e que a companhia possui uma grande gama de produtos nesse aspecto. “Quanto maior a tecnologia aplicada no campo, mais barato fica o seguro, então a precificação fica com dados mais reais, então, uma coisa puxa  a outra”. 

Isso posto, para atender às necessidades dos produtores, o governo lançou, em em 2004, através da lei 10.823, o programa de Seguro Rural. Pedro Loyola, Diretor do Departamento de Gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, explicou que se trata de modelo público privado onde o Governo Federal subvenciona parte do prêmio e transfere para o setor privado a responsabilidade pelas indenizações em caso de quebra de safra. 

Além disso, também foi pontuado por Cátia Rucco, Superintendente de Seguros Agrícolas da MAPFRE, o seguro rural se torna um dos mitigadores de riscos à agricultura, por isso faz parte do plano de segurança alimentar do governo porque ele precisa garantir que a população tenha acesso a alimentos.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN