Notícias | 17 de agosto de 2003 | Fonte: CQCS - Centro de Qualificação do Corretor de Seguros

Seguradores defendem reposição com peça usada

Alguns seguradores defendem a tese de que a oferta de uma variedade maior de coberturas para os carros antigos depende também de mudanças na legislação atual. Segundo executivos do setor, um dos maiores obstáculos é a obrigatoriedade de reposição com peças novas, em caso de colisão com danos parciais, estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor. Além disso, já ainda uma certa resistência do consumidor brasileiro em aceitar peças usadas.
De acordo com os seguradores, esse quadro é muito diferente no mercado internacional. Há casos de países, como a Alemanha, nos quais é possível aproveitar as peças de salvados para a reposição no caso de carros mais antigos, com mais de dez anos de fabricação. Existe, inclusive, uma empresa especializada no desmonte de veículos para essa finalidade.
No momento em que se discute no Brasil o que se pode fazer com os salvados, a criação de uma empresa que exerça essa função é apontada por especialistas como uma boa alternativa. Mas, resta saber se as seguradoras estão dispostas a investir nessa empresa de “desmonte”.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN