A pedido da Susep, os seguradores estudam o lançamento de um seguro popular, que possa, de fato, atender a todas as camadas da população brasileira. Segundo o presidente da Fenaseg, João Elisio Ferraz de Campos, a idéia é oferecer um pacote: “o objetivo é desenvolver um sistema que englobe seguros de vida e de acidentes pessoais, auxílio funeral e cesta básica, por um período de até um ano, caso o segurado fique desempregado”, explica João Elisio.
Ele acrescenta que um dos obstáculos enfrentados no momento é a forma de cobrança. O ideal, de acordo com o presidente da Fenaseg, é realizar essa cobrança junto com serviços públicos prestados por concessionárias, como luz e água: “assim, o preço do produto poderia ficar pouco acima dos R$ 3,00 por mês”, justifica.
A proposta, contudo, enfrenta resistências no mercado. Até porque algumas seguradoras já vêm explorando esse nicho, através dos chamados produtos de afinidade, comercializados a partir de acordos com as concessionárias de serviços públicos e administradoras de cartões de crédito.
O presidente da Fenaseg entende que a proposta poderia ser viabilizada mais facilmente se o novo seguro fosse obrigatório, embora ele acredite na possibilidade de o seguro ser vendido a preços populares mesmo se a contratação for facultativa. A expectativa de João Elisio é a de que o novo produto estará pronto para a comercialização em meados do próximo ano.
Seguradoras vão lançar produto popular
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