Notícias | 18 de setembro de 2018 | Fonte: CQCS

Seguradoras descobrem fraude milionária no Nepal

O mercado de seguros contribuiu para a descoberta de fraude milionária nos resgates por helicóptero de montanhistas no Nepal. Os golpes, que vinham sendo praticados há cinco anos e que envolviam dezenas de empresas de helicópteros, operadores turísticos, hotéis e hospitais, causaram a morte de, pelo menos, uma pessoa.

Segundo notícia divulgada pelo “Blog de Escalada do R7”, o governo do Nepal ordenou, inclusive, que fosse revisado todo o procedimento de resgate por helicópteros nas montanhas do país.

As seguradoras apuraram que, somente este ano, foram realizados mais de 1.600 resgates de helicópteros naquele país. As empresas do setor estimam que um em cada três desses resgates é fraudulento.

O custo da fraude já atingiu a marca de três milhões de euros. Em razão disso, várias seguradoras ameaçaram retirar do Nepal se o governo não fizesse nada.

As seguradoras descobriram que as fraudes começaram em 2010, quando as empresas de resgate nepalesas começaram a investir pesadamente em helicópteros e, consequentemente, necessitavam recuperar o investimento. Somente em 2013, houve seis resgates em um único final de semana.

A reação surtiu efeito: na semana passada, o Ministério de Turismo do Nepal emitiu novas regras para as companhias de helicópteros, operadores de trekking e hospitais que recebem por resgates para apresentarem as contabilidades a um novo comitê governamental em 10 dias.

FRAUDE.

A quadrilha obrigava montanhistas a utilizarem esse tipo de serviço. Quem se negava a contratar o serviço poderia ter até mesmo a comida contaminada por integrantes da fraude. Milhares de escaladores foram obrigados a abandonar a escalada no primeiro sinal de enfermidade, para realizar os caríssimos trajetos de helicópteros até hospitais privados. A conta de todo o serviço ficava a cargo das companhias de seguros de viagens que os montanhistas contratavam antes de ir ao país. A rede de subornos incluía guias de escalada, hotéis e, às vezes, também alguns escaladores.

Foram pedidas ações legais contra 15 empresas nepalesas acusadas de internações ou retiradas desnecessárias. De acordo com o jornal inglês The Guardian, os próximos meses haverá mais empresas investigadas.

2 comentários

  1. AMARE CORRETORA DE SEGUROS LTDA

    20 de setembro de 2018 às 10:58

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  2. JOSÉ ADENIR PANHO ADV. - PANHO CORRETORA DE SEGUROS LTDA

    20 de setembro de 2018 às 9:19

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN