Notícias | 20 de outubro de 2005 | Fonte: Gazeta Mercantil

Seguradoras criam serviços para diminuir os custos

O seguro de garantia de cumprimento de contratos está se tornando um importante instrumento de marketing para venda de imóveis ainda na planta e redução de custos para as empresas do setor imobiliário. De olho nesta tendência, as seguradoras desenvolvem serviços exclusivos para atender os clientes.

A UBF Garantias & Seguros, por exemplo, tem um núcleo exclusivo de engenheiros e especialistas em obras para atuar no mapeamento dos riscos de apólices do setor imobiliário e correlatos. Segundo José Eduardo Medrado, diretor técnico da empresa, esse time de profissionais tem como objetivo analisar a viabilidade técnica para o fiel cumprimento das obrigações contratuais da obra.

“Eles avaliam a capacidade da construtora ou incorporadora de entregar a obra no prazo e conforme o memorial descritivo”, explica o executivo. Medrado esclarece que o conhecimento antecipado de ameaças à execução da obra adiciona importantes vantagens ao negócio. Além disso, com as informações coletadas, a seguradora obtém subsídios para montar programas de monitoramento técnico e planos de contingência que assegurem o bom andamento da obra.

Entre eles está a criação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), montada pela incorporadora para desvincular o imóvel do risco corporativo da empresa. Assim fica estabelecido em contrato que no caso de sinistro o condômino receberá o total pago pela obra até o momento ou terá a continuidade do projeto. “Isso dá maior tranqüilidade à construtora que contratou o seguro e ao dono do empreendimento”.

O executivo explica que o segmento imobiliário tornou-se interessante após a falência da Encol. Segundo Medrado, 90% dos contratos da UBF são de empreendimentos em Campinas, região que possui muitos edifícios inacabados da construtora.

Já a AGF Seguros aposta em um programa de orçamento de obras para o setor de construção, que promete ajudar a aumentar a competitividade de empreiteiras participantes de concorrências. Segundo Luciano Calabró, diretor de seguros facultativos da empresa, principalmente depois do atentado de 11 de setembro, o custo do seguro significa uma vantagem estratégica para as empresas. “Podemos falar que cerca de 1% a 2% do valor de um projeto é de seguro”, diz. “O correto dimensionamento do prêmio do seguro aumenta as chances de sucesso de uma construtora em processos de concorrência”, ressalta.

No programa da AGF, um técnico analisa o briefing do projeto fornecido pela construtora, avaliando, principalmente, aspectos como escopo da obra, custo, prazo de execução e o programa de seguros indicado. Este benefício está disponível para as áreas de seguros de construção e de instalação e montagem de equipamentos. Em média, são realizadas entre 120 e 125 cotações mensais, a maioria (em torno de 100) de construções de edificações em geral e o restante de grandes obras como aeroportos, pequenas hidrelétricas e industrias.

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