Seguradoras ajudam corretor a não perder clientes no Seguro Auto

14/04/2020 / FONTE: CQCS

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As incertezas sobre o futuro dos negócios, causadas pelo avanço da pandemia do coronavírus, levaram as seguradoras a anunciarem medidas que podem ajudar o corretor de seguros no momento das renovações das apólices ou mesmo quando for captar novos clientes, no ramo Auto.

A Porto Seguro e a Azul, por exemplo, oferecem um pacote contendo inúmeros benefícios para apoiar nas renovações do seguro individual, incluindo a “Renovação Garantida”, com preço igual ou menor que o da renovação de 2019.

Além disso, é oferecido parcelamento em 10 vezes sem juros em todas as bandeiras de cartão de crédito. Mas, fique atento: esse parcelamento só ocorrerá se o corretor realizar a alteração na proposta. Caso contrário, será mantida a forma de pagamento da vigência anterior.

Há ainda a “Renovação Programada”, processo no qual, caso o corretor aceite e permita, a emissão para renovar a apólice é feita no dia da vigência, sem afetar a total autonomia para alterações. Essa novidade estará disponível no Porto Print Web a partir do próximo sábado, dia 04 de abril.

O corretor conta ainda com a antecipação da comissão, quando o segurado optar pelo parcelamento do seguro em 10 vezes.

Já a Bradesco Seguros criou processos mais simplificados, que passarão a valer a partir de sexta-feira, dia 03 de abril. 

Entre os benefícios constam pagamento parcelado em até 10 vezes sem juros (opção válida para qualquer modalidade, incluindo novos negócios e renovação).

Além disso, o processo de renovação simplificada será válido para todos os pagamentos com débito em conta Bradesco.

E mais: se forem mantidos a mesma formatação e dados, o prêmio da renovação será igual ao da apólice vencida. De acordo com a seguradora, em alguns casos, ainda poderão ocorrer descontos no valor do prêmio de até 5%.

No seguro Frota, também será possível parcelar o pagamento em até 10 vezes sem juros. No entanto, a negociação do prêmio será feita caso a caso, com condições de precificação mais flexíveis.

No caso da Sulamérica, uma das principais medidas é o incentivo ao uso da “Vistoria Fácil”, executada pelo próprio cliente no veículo que estiver com pequenos danos, com apoio remoto da SulAmérica.

A vistoria prévia passa a ser digital através de plataformas disponibilizadas para quem for contratar, renovar ou realizar endosso na apólice. O procedimento é feito pelo cliente por meio de fotos transmitidas online para a companhia.

Já os avisos de sinistro Auto devem ser feitos pela Central de Atendimento: 4004-4100 (capitais, regiões metropolitanas e grandes cidades); 0800 727 4100 (demais localidades); e +55 21 3972 5100 (outros países do Mercosul).

Corretores também podem fazer o aviso de sinistro no Portal do Corretor.

A SulAmérica está dispensando a instalação dos rastreadores em veículos, procedimento que será retomado gradativamente quando a rotina voltar ao normal. No hotsite exclusivo para corretor é possível conferir todas as informações necessárias para continuidade das operações.

 A HDI também anunciou mudanças e ajustes para apoiar corretores e clientes em um período de adaptações e impactos nas rotinas.

Uma das novidades é que, nas renovações dos produtos Auto Perfil e Auto Funcional, com vencimento entre os dias 1º de abril e 10 de junho, o valor da apólice será, no máximo, igual ao que era pago no ano anterior.

Além disso, para mais de 50% dos segurados o preço ficará de 5% a 10% menor que o valor pago no ano passado, desde que sejam mantidas as mesmas coberturas, serviços e informações de risco.

A HDI também aceita o parcelamento do pagamento em 10 vezes sem juros para a modalidade débito em conta. A companhia ainda ampliou de cinco para dez dias corridos a validade das cotações de seguros novos e renovações congêneres e aumentou de cinco para sete dias a cobertura após término de vigência, nos casos de renovação, a partir de 1º de abril, desde que a vigência original da apólice seja mantida.

A MAPFRE garante as mesmas coberturas e serviços prestados até este momento, promete apoio aos seus canais de distribuição frente a possíveis dificuldades de operação e oferece condições especiais de renovação para apólices com vencimentos até 31 de maio na categoria “Automóvel Individual”.

A renovação automática é válida para os próximos 60 dias, com possibilidade de prorrogação, e tem as seguintes premissas: manutenção do mesmo valor do prêmio praticado em 2019; condições válidas exclusivamente para os produtos acima relacionados e para as renovações MAPFRE sem sinistro nem alterações nas coberturas e condições comerciais; mantidas as condições de pagamento contratadas na apólice anterior (débito em conta ou boleto bancário).

Nas renovações da categoria “Automóvel Frota”, dentro desse período, o prazo para cadastro das frotas aumentou para 45 dias de antecedência. Não haverá renovação automática. A efetivação da proposta estará condicionada à liberação da corretora. O valor do prêmio para o novo período de coberturas levará em consideração os itens vigentes na data da negociação da frota.

Na Mitsui Sumitomo, a novidade é o “Renova Fácil”, que visa a facilitar a vida do corretor no processo de renovação dos produtos massificados com praticidade e rapidez.

Essa ferramenta agiliza o processo de renovação dos seguros de Automóvel, Residência e Empresa, mantendo-se as condições de aceitação, sem vistoria ou inspeção, e prêmio igual ou inferior ao da vigência anterior e sem a necessidade operacional por parte da corretora. Para poder usufruir esse benefício, basta acessar o “Portal do Corretor” e fazer a adesão.

Quanto aos produtos corporativos, também serão mantidas as condições de aceitação, sem inspeção, e prêmio igual ou inferior ao da vigência anterior.

Além disso, a Mitsui Sumitomo Seguros está parcelando o pagamento do seguro em 10 vezes sem juros em todas as modalidades de cobrança e paras todos os produtos, exceto Vida e Transportes. O objetivo é trazer mais uma facilidade para o segurado neste momento de incerteza financeira.

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