Notícias | 30 de abril de 2019 | Fonte: CQCS

Seguradora poderá exigir exame prévio para pessoas interessadas em contratar seguro de vida

Em um futuro breve, as seguradoras poderão exigir exame prévio de saúde das pessoas interessadas em contratar um seguro de vida. Contudo, será vedada a utilização de informações genéticas no processo de estimativa do risco do segurado.

Isso ocorrerá caso seja aprovado o Projeto de Lei 1060/19, que avança na Câmara.

A proposta altera o Código Civil visando a estabelecer os direitos do consumidor na contratação de seguros e a coibir a “discriminação genética” para evitar que o valor do seguro seja atrelado ao risco do segurado de desenvolver doença hereditária.

Segundo o autor do projeto, deputado José Medeiros (Pode-MT), a exigência de exames prévios à contratação do seguro poderá reduzir as situações em que a seguradora alega doença preexistente com a finalidade de negar a indenização.

Ele explica ainda que, pela proposta, nos casos de dispensa do exame, a seguradora não poderá se eximir do dever de indenizar alegando omissão de informações por parte do segurado.

O projeto estabelece a nulidade de cláusula contratual que negue o pagamento do seguro apenas com base em declarações fornecidas pelo consumidor no questionário sobre o estado de saúde, salvo prova inequívoca de má fé.

O parlamentar lembra que esse questionário é uma praxe no setor, sendo usado para definir o perfil do segurado e o risco para a seguradora.

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN