Notícias | 20 de abril de 2017 | Fonte: CQCS | Juliana Leite

Seguradora pode não usar tabela FIPE para indenizar terceiros

Seguradora pode não usar tabela FIPENão há uma regra fechada no seguro de automóvel que estipule o valor que a seguradora deve pagar no caso de indenização para terceiros. Enquanto que para o veículo segurado a companhia deve ressarcir o valor de acordo com a Tabela FIPE, para quem foi vítima na colisão não há esta obrigatoriedade.

O Corretor Carlos Valle acredita que em caso de indenização integral de veículos de terceiros, o melhor caminho é a negociação. “Não existe cláusula contratual a qual determine que a seguradora deva necessariamente usar a Tabela FIPE como referência”.

Valle menciona ainda que a seguradora pode propor ao terceiro um valor médio levantado por ela com base em pesquisa feita na região onde o terceiro reside.

“O valor deve ser suficiente para que ele possa adquirir outro veículo. Caso o terceiro não estiver de acordo com a proposta de valor é possível tentar uma nova negociação”, completou.

Para o Consultor de Seguros, Sergio Ricardo, a tabela FIPE, em alguns momentos, pode não ser suficiente para repor o bem, mas a pesquisa de mercado pode garantir, inclusive no caso em que o terceiro não se sinta satisfeito e queira reclamar na justiça.

Diante disto, deve-se buscar um acordo entre as partes para se chegar a um senso comum. Caso seja necessário, o terceiro pode contatar o Corretor de Seguros responsável pela apólice do cliente segurado para ajudar na negociação ou solicitar instrução de um advogado.

5 comentários

  1. Carlos Pedro Egger

    20 de abril de 2017 às 13:33

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  2. JORGE DINIZ PEREIRA FENIANOS

    20 de abril de 2017 às 12:56

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  3. OSWALDO MAGNO OSORIO

    20 de abril de 2017 às 10:18

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  4. JOSÉ ADENIR PANHO ADV. - PANHO CORRETORA DE SEGUROS LTDA

    20 de abril de 2017 às 10:09

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  5. Eduardo Vicente

    20 de abril de 2017 às 9:43

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN