Notícias | 31 de janeiro de 2020 | Fonte: CQCS

Seguradora detalha medidas preventivas contra infecção do coronavírus

O mundo vem acompanhando o avanço da infecção do coronavírus. A infecção já atingiu países da Europa e tem provocado mortes, principalmente na China onde começou a infecção e exigiu medidas daquele país.

Países como França, Inglaterra e Japão retiram seus cidadãos da China. A Rússia fechou a fronteira. Para reduzir o risco de contágio, a Zurich lançou uma cartilha com sugestões que ajudam a proteger os colaboradores reforçando as boas práticas de higiene pessoal nos escritórios, entre outros cuidados

Com o ambiente de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo, a seguradora sugere que as empresas tomem medidas para limitar a exposição dos colaboradores a esse vírus com risco de vida.

“Há preocupações sobre o vírus se tornar uma ameaça pandêmica. Considerando que a China é o parceiro econômico mais importante do Brasil, o que certamente resulta em muitas viagens de negócios entre os dois países, nossa exposição pode ser maior e precisamos ser mais precavidos”, diz Carlos Cortés, Head de Engenharia de Riscos da Zurich.

Para reduzir a exposição a esse vírus, a seguradora considera algumas medidas importantes a fim de proteger os colaboradores, como reavaliar a real necessidade de viagem das pessoas para as áreas afetadas. “As tecnologias de colaboração remota são muito confiáveis e têm altos níveis de segurança de informação, o que as faz ótimas alternativas para continuar os negócios entre os países”, afirma Cortés.

O vírus afeta mais severamente pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes, câncer e doenças pulmonares. Por isso, as empresas devem optar por fazer as negociações remotamente.

Para os colaboradores que já estão no local contaminado, é recomendável que sigam todas as indicações das autoridades sanitárias, além de reforçar as práticas de limpeza, como lavar as mãos frequentemente, usar desinfetantes, evitar tocar os olhos, nariz ou boca com as mãos sujas, evitar aglomerações de pessoas e contato com doentes.

No Brasil, as empresas devem trabalhar na prevenção, mantendo todos informados sobre a doença e seus sintomas, monitorando o estado de saúde dos colaboradores que tenham viajado à China recentemente e reforçando as práticas de higiene pessoal nos escritórios.

O executivo também ressalta que, eventualmente, segundo a evolução da doença, as empresas devem evitar reuniões de muitos colaboradores num único espaço. O momento desse surto coincide com o pico da gripe sazonal e com o período do Ano Novo Lunar, quando muitas pessoas viajam pelo país e pelo mundo.

Caso a viagem seja imprescindível, é extremamente importante:

No caso específico do Coronavírus, não há vacina ou terapia profilática, mas ainda assim é bom consultar o médico sobre vacinas e problemas de saúde antes da viagem.

Estar preparado para participar da triagem secundária, tanto em Wuhan, como no seu retorno.

Praticar precauções especiais, já citadas acima, antes, durante e após a viagem.

 

Evitar o transporte público ou áreas lotadas, sempre que possível, para evitar contato próximo com pessoas potencialmente doentes.

Trabalhar remotamente por até 14 dias após seu retorno da China.

Se o funcionário desenvolver algum sintoma, ele não deve ir ao trabalho. Deve procurar atendimento médico imediatamente e usar uma máscara cirúrgica para minimizar a possível propagação da doença.

Assim como a Zurich tem orientado as empresas e parceiros de negócios, ela também implantou medidas internas para orientar e proteger os seus colaboradores.

 

__________________________________________________________________________________________________

Venha debater esse assunto no Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN