Notícias | 14 de agosto de 2018 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

Seguradora dá dicas de cuidados para ter com crianças no período de volta às aulas

Higiene pessoal e horário regrado de sono são essenciais

As férias de julho terminaram e, devido a volta às aulas, muitas famílias têm medo de que seus filhos fiquem doentes ao retomar a rotina de ir para escola ou para creche. Para ajudar esses pais, a MAPFRE Saúde, em parceria com a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, resolveu dar dicas que ajudam a diminuir as possibilidades da exposição das crianças a vírus e bactérias.

De acordo com o médico Hamilton Robledo, especialista em pediatria, crianças que frequentam escola/ creche correm duas a três vezes mais riscos de adquirir infecções. “A falta de hábito e cuidado das crianças com a higiene pessoal e o ato de compartilharem objetos pessoais aumenta o nível de exposição”, afirma.

Por isso, o especialista alerta: para que a prevenção seja mais eficaz, os pais precisam retomar rotina do período escolar uma semana antes da volta às aulas. “Manter os horários das refeições, de dormir e até de acordar podem influenciar na saúde do pequeno, por exemplo, dormir bem impede que as crianças tenham problemas de cansaço, falta de atenção, ansiedade e até depressão, e isto vale para qualquer idade”, explica Robledo.

Precaução com os olhos e com a coluna
A saúde ocular das crianças também é uma das fontes de preocupação mais recorrente entre os pais. Principalmente, pelo fato de crianças passarem cada vez mais tempo usando computadores, celulares e tablets.

De acordo com o pediatra, essa ação constante pode trazer o desenvolvimento da síndrome do olho seco, ou seja, na diminuição da produção de lágrima, o que acarreta secura dos olhos, prurido e vermelhidão. “Nesse caso é essencial a avaliação de um oftalmologista, que pode sugerir a utilização de colírios de lágrimas artificiais que auxiliam na diminuição dos sintomas da doença”, finaliza.
Outro fator que interfere na saúde da criança é a mochila que é usada por ela. Por isso, o modelo é o que possui três alças (uma em cada lado das costas e uma alça na frente), mas existem algumas recomendações como não ultrapassar 10% do peso da criança, nunca ser maior que a largura das costas, usar sempre as duas alças para melhor distribuição do peso e prender também a alça do peito.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN