Notícias | 4 de dezembro de 2018 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

Seguradora apresenta sua experiência em inovação

Claudio Quaglia afirma que a inovação está além de tecnologia e mostra a experiência da Sompo no desenvolvimento de novas soluções que acompanham as transformações do mercado

A experiência da Sompo Seguros em propagar a cultura da inovação e incitar seus colaboradores a desenvolverem novas soluções é o tema da palestra que o gerente de inovação da companhia, Claudio Quaglia, ministrará na quarta-feira, dia 5 de dezembro, às 16 horas, no Pro Magno Centro de Eventos (São Paulo – SP).

A iniciativa faz parte do Insurance Day 2018, evento de inovação desenvolvido para profissionais e executivos da área de Seguros, além de investidores interessados nas oportunidades desse mercado, empreendedores e representantes de startups. O evento, realizado pela StarSe, em parceria com a Thinkseg, neste ano tem como tema O Futuro do Mercado de Seguros – Como um grande mercado tecnologicamente defasado vai se tornar a próxima indústria mundial.

Com o título “A Importância do Mindset para a Inovação na Prática”, a palestra de Quaglia apresentará a inovação como um conceito e abordará o ecossistema criado para contribuir com a evolução da Sompo Seguros. “Inovação não é apenas tecnologia, nem tampouco é algo que se resume a uma série de reuniões intermináveis de brainstorming e lousas com post-its”, pondera Quaglia. “A inovação, hoje, está diretamente ligada à sobrevivência das organizações, sobretudo no ramo de seguros, que já é impactado por nova soluções que vão transformar a maneira como estruturamos e desenvolvemos nosso negócio nos próximos anos”, completa o executivo.

Claudio Quaglia tem experiência de 20 anos no mercado de Seguros. já atuou nas áreas de Sinistro, Controle de Qualidade, Auditoria e Produtos. Em 2016 aceitou assumiu a implementação da Cultura de Inovação na Sompo Seguros e da área específica com essa finalidade na companhia. Também passou uma temporada no Digital Lab da Sompo, no Vale do Silício (Califórnia – EUA), que é um dos três laboratórios de inovação da Sompo Holdings no mundo, junto com o de Tóquio (Japão) e Tel-Aviv (Israel).

Área de Inovação da Sompo

Para desenvolver a área de Inovação da Sompo e a disseminação dessa cultura, o processo de engajamento envolveu todas as áreas da companhia. Mais de 300 colaboradores se inscreveram e apresentaram aproximadamente 400 diferentes ideias de melhorias ou novas soluções no canal de ideias da Sompo. “Nos valemos de uma ferramenta de inteligência artificial para recrutar os agentes de inovação, que hoje são responsáveis por difundir a cultura e desenvolver os projetos, que são outro quesito importante, porque temos resultados a alcançar”, lembra Quaglia.

“Os projetos são selecionados seguindo as diretrizes estratégicas da companhia e o nosso objetivo é desenvolver novos produtos ou serviços, ou ainda, melhorar processos, que tenham impacto financeiro positivo, agreguem valor à marca ou tragam um incremento positivo na experiência do cliente. Para isso, focamos esforços em inovação incremental, mas sem limitar as possibilidades das inovações disruptivas”, analisa o executivo.

Além do desenvolvimento de um produto único no mercado, o Sompo Equipamentos de Mobilidade, que indeniza danos causados a equipamentos utilizados por Pessoas com Deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida, há ideias que passaram pela fase de projetos que já estão em fase de testes. “O processo de uma ideia se converter em uma solução efetiva é trabalhoso e sempre depende do engajamento de muitas pessoas direta ou indiretamente ligadas à sua operacionalização. Mas embora árduo, é um trabalho muito prazeroso e necessário para encontrarmos novos caminhos que nos permitam acompanhar as transformações da sociedade e do mercado”, conclui Quaglia.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN