Segurador x Corretor: saiba o que pensam presidentes de grandes seguradoras sobre o futuro dessa relação

15/10/2019 / FONTE: Seguro Gaúcho

Successful team leader and business owner leading informal in-house business meeting. Businessman working on laptop in foreground. Business and entrepreneurship concept.

Em painel realizado nesta sexta-feira (11), durante o 21º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, os presidentes da FenSeg (Antonio Trindade, também CEO da Chubb Brasil), da Bradesco Seguros (Vinicius Albernaz), da Tokio Marine Seguradora (José Adalberto Ferrara) e da Sompo Seguros (Francisco Caiuby Vidigal Filho) trouxeram suas visões sobre o futuro do mercado segurador e a relação Segurador X Corretor”. Se o primeiro tema ainda parece incerto, os executivos foram unânimes quanto ao segundo: o setor passa por uma transformação, mas, juntos, seguradoras e corretores de seguros podem seguir fortes, alavancando o crescimento do mercado.

“O desenho é claro: As mudanças vão acontecer. Não há como não acontecer! Mas isso não quer dizer que o corretor vai acabar ou a seguradora passa a ser inimiga do corretor, nem que vai haver uma guerra. Ao contrário, mais do que nunca, é um momento de descobrir caminhos conjuntos e de cooperação. Ou seja, um trabalho coordenado, de forma ordenada, entre as partes envolvidas, para atingir um objetivo, que é desenvolver o mercado de seguros”, destacou o mediador do painel, o advogado Antonio Penteado Mendonça, Sócio-Titular do Penteado Mendonça e Char Advocacia.

Captura de Tela 2019-10-15 às 15.25.37

Já o presidentes da FenSeg, Antonio Trindade, lembrou o papel de protagonista do corretor de seguros em outros países. “O corretor é um personagem fundamental do mercado, que tem o papel de escolher o melhor produto, educar e aconselhar o consumidor, com uma capilaridade essencial para as seguradoras. É um profissional que está presente nos mercados mais maduros, como da Europa, dos Estados Unidos e da Ásia”, lembrou o executivo.

Vinicius Albernaz, da Bradesco Seguros, ressaltou a importância dos corretores para a companhia e ainda comentou quais desafios enxerga no futuro do setor de seguros. “É fundamental fortalecer essa parceria estratégica com o corretor, nosso principal canal de distribuição, desenvolver, cada vez mais, o nosso papel de consultores e uma estrutura adequada para os nossos parceiros de negócios. Aliado a isso, precisamos oferecer uma grade de produtos para que possamos ampliar o mercado, ampliar as coberturas, sempre buscando entender o momento de de vida do consumidor, a sua realidade, e estando presente horas certas”, pontuou.

Diretor-Presidente da Sompo Seguros, Francisco Caiuby Vidigal Filho seguiu na mesma linha de Albernaz e disse que, para seguirem fortes, corretores e seguradoras precisarão conhecer cada vez melhor os seus clientes. “É necessário conhecer os novos riscos que estão surgindo, ampliar os nossos horizontes. E para isso, será fundamental entender ainda mais quem é o cliente e saber como contatá-lo, nas mais variadas formas”, analisou.

Último a falar, José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine Seguradora, enfatizou que a estratégia da companhia passa pela parceria com o corretor de seguros, independentemente das transformações pelas quais deverá passar o setor. O executivo ressaltou que a empresa vem trabalhando para oferecer novos produtos e soluções para atrair novos consumidores, e citou o exemplo do Tokio Marine Seguro Auto Popular, produto em média 30% mais barato que os tradicionais. “Hoje, 70% do nosso Auto Popular são entrantes no mercado. Ou seja, não tinham seguro. E os outros 30% sairiam do mercado se não houvesse a alternativa do Auto Popular”, revelou, finalizando em seguida: “A Tokio Marine só é o que é hoje por causa dos corretores”.

 

_____________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: https://www.cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: https://www.cqcs.com.br/fale-conosco/

Tags:

1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal: