Notícias | 23 de dezembro de 2020 | Fonte: CQCS

SAP apresenta diferentes soluções para o mercado de seguros em questão de sustentabilidade

A SAP tem diferentes soluções para ajudar o mercado de seguros no processo de consolidação do modelo de sustentabilidade, saúde e responsabilidade social corporativa, no Brasil chamada de ASG (Ambiental, Social e Governança). Segundo afirma o Eduardo Brunetti, Advisor da SAP, em entrevista ao CQCS, essas soluções atendem as seguradoras desde a criação de produtos aderentes ao modelo ASG, parametrizados de acordo com as necessidades do impacto, modelos de vendas e aceitação de riscos e precificação que encoraje a sustentabilidade nas empresas, no processo de sinistro que suas reclamações sejam atendidas por parceiros que estejam alinhados ao modelo. 

Ele acrescenta que há também apoio no BackOffice, a partir de relatórios de desempenho das empresas através do Índice de conteúdo, Comunicação sobre o Pacto Global da ONU, Relatórios de Transparência, Certificação ISO 14064 pegada de carbono, Taxonomia da Comissão Europeia para Atividades Sustentáveis, entre outros, assim como treinamento e conscientização contínua para todas as partes interessadas: funcionários, clientes, acionistas, investidores, reguladores. 

Brunetti assinala que o mercado de seguros, sem dúvida, tem um papel importante a desempenhar para alcançar sustentabilidade ambiental. “As seguradoras estão cientes dos riscos ambientais que a mudança traz e está mudando suas práticas em subscrição e investimento. Os Princípios da ONU para Sustentabilidade para as seguradoras fornece uma abordagem holística para o gerenciamento de uma ampla gama de riscos emergentes, das mudanças climáticas e desastres naturais à escassez de água, alimentos, insegurança e pandemias”, comenta o executivo.

Nesse contexto, ele destaca que um dos propósitos da SAP é exatamente o de ajudar as empresas em seus processos de negócio e a melhorar a vida das pessoas, e em particular no modelo de sustentabilidade, saúde e responsabilidade social corporativa. Para a SAP, esses pilares estão inter-relacionados. “Queremos construir um futuro sustentável para a SAP, nossos clientes e para a sociedade. Para isto é crucial ser responsável pelo negócio e balancear as pessoas, planeta e rentabilidade do negócio”, observa Brunetti. 

A SAP entende ainda que o mercado brasileiro está em franca expansão sobre esse assunto, acompanhando as tendências globais, pelo qual as empresas que não se comprometem com os parâmetros de sustentabilidade terão grandes dificuldades em fazer negócios, além do que o próprio mercado acionário brasileiro tem separado para os investidores as empresas que estão alinhadas com o tema.

Assim, em vez de tratar a sustentabilidade como um único projeto ou departamento, a SAP integra sustentabilidade em seu negócio principal, a incorporando em toda organização. “Um dos nossos objetivos é mostrar como a sustentabilidade se alinha com os nossos objetivos de negócios e benefícios para nossos resultados financeiros”, diz o executivo.

A SAP também trabalha ativamente para garantir que cumprir os seus elevados padrões éticos. Dessa forma, suas políticas regem a conduta de administração, funcionários, fornecedores e parceiros, bem como áreas críticas dos negócios, como vendas, seleção de fornecedores e folha de pagamento.

Em relação às compras sustentáveis, a sustentabilidade é parte integrante da cadeia de suprimentos da SAP, que procuramos comprar produtos e serviços de fornecedores que atendem a elevados padrões ambientais e sociais. Essa postura garante à SAP o reconhecimento como um líder global quando trata-se de soluções alinhadas ao ASG. Prova disso é que, pelo 14º ano consecutivo, a SAP foi apontada pelo Dow Jones Sustainability Index (DJSI) como líder no segmento, melhorando seu escore e aumentando a diferença para os demais provedores devido aos seus posicionamentos durante a pandemia.

______________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN