Notícias | 28 de janeiro de 2022 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

São Paulo fica em estado de atenção com chuvas e motoristas devem manter atenção sobre o Seguro Auto

Alagamento na Marginal do Pinheiros nesta sexta-feira (28) em São Paulo, na altura da Ponte do Jaguaré. — Foto: Reprodução/TV Globo

A chuva que caiu em São Paulo na manhã desta sexta-feira (28) causou alagamentos em algumas vias da cidade, gerando congestionamento na Marginal Pinheiros e também queda de árvores. A cidade chegou a ser colocada em estado de atenção para alagamentos por causa dos temporais. A situação serve de alerta para os motoristas porque o temporal pode causar acidentes, o que chama atenção para o pagamento de indenização do seguro auto.

Tempestades podem causar alagamento, o que compromete o funcionamento de veículos. De acordo com Dorival Alves de Sousa, Corretor de Seguros e advogado, o seguro auto, de forma geral, pode cumprir o papel de fazer essa cobertura, mas apenas se houver a contratação de uma cobertura compreensiva, isto é, de colisão, incêndio e roubo. “Se o segurado contratou uma apólice nesta condição, e acontecer um sinistro em virtude de um evento da natureza, está contemplado por essa apólice de seguro. Se a cobertura for apenas para incêndio e roubo, infelizmente não contempla”.

Chuvas fortes também podem causar quedas de árvores. Em São Paulo, uma delas caiu em cima de um carro estacionado na Avenida Doutor Arnaldo, na região central da cidade, no sentido Centro, altura da rua Cafelândia. Dorival explicou que, no que diz respeito ao seguro auto, há cobertura porque a queda de árvore é considerada como fenômeno da natureza. Nesses casos, as companhias costumam acatar os prejuízos acontecidos com os veículos segurados. “Lembrando que para que a seguradora pague é necessário que a apólice seja contratada com a cobertura compreensiva também. Dessa forma, todos veículos que forem danificados terão os reparos feitos ou, em caso de perda total, o pagamento da indenização”.

Além dessas questões, também é importante pontuar que os motoristas que optarem por atravessar vias alagadas. Dorival alertou, também, que se o segurado se deparar com uma enchente, antes de tudo, é preciso manter a calma. “O segurado deve analisar a situação, verificando se é possível estacionar o carro em local seguro e aguardar a enchente passar. Se for necessário abandonar o carro, ele deverá fechar totalmente o veículo e procurar abrigo, de modo a preservar sua integridade física. “Em seguida, ligar para o seu corretor de seguros ou para a seguradora e informar a situação através dos serviços de Assistência 24 Horas. Após o comunicado, o serviço de assistência da seguradora deverá rebocar o veículo segurado para local seguro”, disse.

A sugestão é que o motorista do veículo segurado deve evitar o agravamento intencional do risco. “As seguradoras valorizam a vida dos seus segurados. Entendendo que, se para resguardar a vida for necessário abandonar o local da enchente, essa atitude tomada pelo segurado não deverá gerar a perda da cobertura”, acrescentou.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN