Notícias | 21 de fevereiro de 2020 | Fonte: Bonde

Saiba quais são os veículos mais visados pelos bandidos no carnaval

Um levantamento inédito feito pela Ituran Brasil, líder global em rastreamento veicular, constatou que os carros populares são os mais visados pelos bandidos no período de carnaval – 79,12% das ocorrências. O Palio é o veiculo preferido, seguido por modelos como Ford KA, HB20, Fox e Gol. A análise foi feita com dados de 2019.

De acordo com Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran Brasil, o risco aumenta no período – uma vez que os automóveis ficam estacionados na rua por muito tempo. “Um veículo demora poucas horas para ser totalmente desmontado e, até o folião perceber a perda, o patrimônio já desapareceu”, explica Boutti. A proporção de roubos é de 53% durante os festejos, enquanto os furtos somam 47%. O levantamento mostra que 40,6% dos sinistros ocorrem no período da noite.

Segundo o especialista, alguns equipamentos eletrônicos usados por bandidos possibilitam escapar dos rastreadores via satélite. ‘O nome do aparelhinho é jammer, mais conhecido como capetinha. Os criminosos compram o equipamento pela internet.

Oficialmente, ele serve para bloquear o sinal de telefones celulares, mas os ladrões usam para impedir que o sinal do rastreador chegue até o satélite. “Por isso, também utilizamos RF (Rádio Frequência), que o sinal não consegue ser inibido nas grandes metrópoles”, enfatizou Boutti.

Boutti destaca que o uso do Big Data (a análise e a interpretação de grandes volumes de dados), além de aliado, mudou a percepção de um evento de roubo ou furto.

“A tecnologia permite definir, semana após semana, a utilização real do veículo. Na prática, a Inteligência Artificial (IA) já nos permite detectar padrões não usuais no comportamento dos clientes. O sistema nos comunica automaticamente de um comportamento fora do padrão. Muitas vezes localizamos o carro, antes mesmo do cliente se dar conta que sofreu um furto”, alerta.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN