Notícias | 26 de janeiro de 2022 | Fonte: Segs

Saiba o que é o seguro de responsabilidade civil e sua importância para empresas e trabalhadores

Modalidade de seguro garante a proteção de funcionários e evita perdas e impasses jurídicos a pequenas, médias e grandes empresas

Em meio ao contexto de pandemia, a proteção à vida se tornou um fator ainda mais relevante no meio empresarial. Em empreendimentos onde há atividade laboral de risco como construtoras e fábricas, ter a garantia de que qualquer dano sofrido por seus empregados será reparado é recompensador. Desse modo, o seguro de responsabilidade civil surge como uma alternativa para resguardar o patrimônio e a vida dos profissionais de uma empresa e ainda evitar complicações com a justiça.

O seguro de responsabilidade civil consiste na proteção de empresas ou profissionais individuais, como trabalhadores da saúde, a danos ocasionados a empregados ou terceiros de forma involuntária ou acidental. Essa modalidade de seguro é muito utilizada e indicada para empresas em que os trabalhadores exerçam trabalho de risco, como construção civil ou agronegócio.

A especialista em seguros da GFT Credmais, Meline Sousa, explica que dependendo do tamanho da apólice, o seguro cobre danos causados a empregados, terceiros e a bens materiais. “Se for de forma involuntária, o seguro cobre. É a forma ideal de empresas se protegerem contra o acaso. Acidentes acontecem e o seguro cobre todos os custos, inclusive jurídicos, com custas processuais, advogados, indenizações etc”, afirma.

Para empresas, ainda existem modalidades em que a companhia é segurada contra danos ambientais causados acidentalmente por sua atividade; danos causados por produtos da empresa presentes no mercado; ou até mesmo contra crimes cibernéticos.

Meline também exemplifica profissionais individuais que devem ter o seguro de responsabilidade civil. “Trabalhadores que em suas funções lidam diretamente com a saúde de terceiros podem estar segurados contra casualidades. Um esteticista que tem problema em um tratamento, um dentista em um procedimento. Assim, a pessoa lesada terá toda assistência necessária e o segurado não terá dores de cabeça”, explica a especialista da GFT Credmais.

A modalidade pode ser contratada tanto de forma individual, como em conjunto com outras apólices que o segurado já venha a ter, para baratear o serviço, como seguro de casa, carro, vida, dentre outros. Apesar de pouco conhecida, essa modalidade de seguro traz muitos benefícios, garantindo segurança jurídica e financeira, além de tranquilidade a quem contrata.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN