Notícias | 15 de maio de 2020 | Fonte: CQCS

Risco cibernético é tema de live da Zurich

Em Live realizada no Instagram da Zurich, o superintendente de linhas financeiras e seguro garantia da Zurich, Fernando Saccon, conversou nesta quinta, dia 14, com Walmir Freitas, especialista em segurança da Informação na Kroll, empresa com atuação em gestão de riscos e investigações corporativas e segurança cibernética.

Freitas disse que há uma tendência de ameaças cibernéticas por conta de muitas pessoas estarem em home office. “Algumas empresas de segurança já sinalizaram nesse sentido já que existem muitas pessoas trabalhando de casa, conectados, uma oportunidade para invasores espalharem malwares”, disse.

Fernando lembrou que os invasores muitas vezes usam de mensagens de e-mails com assuntos que sejam de interesse do usuário que, por descuido ou desconhecimento, acabam por clicar na mensagem e abrir a porta para a instalação de malwares que podem roubar dados ou informações importantes do usuário.

Eles comentaram como exemplo de roubo de dados das pessoas que precisavam fazer o cadastro na Caixa Econômica para receber o benefício concedido pelo governo por conta da pandemia.

O especialista da Kroll deu dicas de alguns pontos importantes que pedem atenção agora com mais pessoas trabalhando remotamente:

Cuidado com seu ambiente. As pessoas usam o roteador para se conectar. É preciso usar uma senha segura.

Senhas. Freitas diz que é preciso utilizar senhas fortes, incluindo mecanismos de autenticação por dois fatores porque garantem uma camada extra de segurança e dificulta o acesso de hackers nas contas utilizadas. “O certo é ter uma senha diferente para cada aplicação. Isso dificulta a vida do invasor. Minha dica é colocar expressões ou palavras que você se lembre e altera vogais ou a sequência de forma a ficar mais complexa substituindo por @, por exemplo”.

Atenção às mensagens recebidas já que muitas vezes, é através de assuntos que sejam de interesse do usuário que os hackers atacam. “A pessoa clica no link e abre a porta para a instalação de malwares que podem roubar informações da máquina”, alerta.

Saccon questionou Freitas sobre a LGPD. Ele disse que as coisas estão confusas já que parece a implementação será adiada. Ainda assim, ele aconselha que as empresas estejam em dia com a adaptação.

“Quem não começou, comece logo e quem começou não pare mesmo que seja adiado”, sugeriu. O especialista lembrou que o país não tem a cultura da privacidade e a lei em um momento que precisamos muito disso. “Estamos em um momento em que o e-commerce está sendo reforçado”, disse.

____________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN