Notícias | 24 de julho de 2018 | Fonte: Revista Apólice

A relação entre maturidade em riscos e sucesso financeiro

Relatório apresenta novidades sobre os prêmios de Responsabilidade Civil de Diretores e Administradores (D&O) em relação à maturidade em riscos
A Aon, em parceria com a Wharton School da Universidade da Pensilvânia, publicou a quinta edição do Relatório de Percepções sobre o Índice Aon de Maturidade em Riscos (Aon Risk Maturity Index Insight Report). Os resultados da investigação reforçaram a relação direta entre as práticas na gestão de riscos e melhores desempenhos operacionais das organizações. Como novidade, este ano, o relatório apontou uma relação direta entre a aceitação e precificação dos seguros de Responsabilidade Civil de Diretores e Administradores (D&O) e a maturidade em riscos; também avaliou a relação entre maturidade de riscos e solidez organizacional no contexto de impactos dos mercados financeiros gerados pelo Brexit do Reino Unido.
As organizações que possuem uma classificação geral mais alta de Índice de Maturidade, demonstram ter processos de governança mais robustos e isso se traduz em melhores condições de contratação dos seguros de D&O e também conseguem compreender melhor seus riscos e consequentemente desenhar programas de seguro mais apropriados as suas necessidades. Todas as empresas que pagaram prêmios menores tinham maior identificação e transparência na comunicação dos riscos existentes e emergentes, um processo mais formal para coleta de informações sobre riscos e métodos mais sofisticados de análise e tratamento de riscos.
“Os diretores e administradores enfrentam um desafio crescente que os obriga a compreenderem melhor os principais riscos de suas organizações e a maneira como são gerenciados”, afirmou Christopher Ittner, professor de contabilidade da Wharton School, Universidade da Pensilvânia. “As reduções nos prêmios de seguro constituem outro possível benefício financeiro às organizações que mostram sinais de processos mais maduros de gestão de riscos”.
O Relatório de Percepção do Índice Aon de Maturidade em Riscos deste ano também reforçou as correlações feitas anteriormente entre níveis mais altos de maturidade em riscos e de desempenho dos preços das ações e entre maior maturidade em riscos e menor volatilidade. O Índice também examinou detalhadamente os impactos nos mercados financeiros gerados pelo Brexit, confirmando a relação direta entre maturidade em riscos e solidez organizacional em termos do impacto do Brexit sobre o preço das ações de uma organização.
“As práticas de gestão de riscos bem projetadas e sustentáveis continuam sendo uma forte defesa contra um ambiente externo incerto”, disse Kieran Stack, gerente Comercial de Consultoria de risco da Aon nos EUA. “A implementação de princípios e práticas sólidas na gestão de riscos, com forte consenso dentro de uma organização e entre suas diversas áreas, pode contribuir para obter lucros maiores, mesmo durante eventos de alto impacto nos mercados. O Índice Aon de Maturidade em Riscos é um recurso valioso para as empresas, que ajuda a identificar e administrar melhor o perfil de riscos em toda a organização.”
Desenvolvido pela Aon e pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia, o Índice Aon de Maturidade em Riscos foi criado em 2011 como uma ferramenta para auxiliar executivos em finanças, riscos e questões jurídicas na identificação e abordagem das áreas críticas de atenção em seus programas de gestão de riscos. Este índice é uma plataforma importante para uma compreensão melhor das organizações sobre o valor da gestão de riscos na melhoria do desempenho operacional e/ou redução da volatilidade, fornecendo análises profundas e orientação sobre as ferramentas e técnicas disponíveis para melhorar as práticas de governança e gestão de riscos.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN