Notícias | 22 de setembro de 2005 | Fonte: Gazeta Mercantil

Redes apostam em seguro gratuito para os hóspedes

Cobertura inclui assistência médica e reembolso de despesas com remédios. Um novo produto criado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), em parceria com a Federação Brasileira de Convention and Visitors Bureaux, promete incrementar o faturamento da hotelaria: o projeto hotel seguro.

Trata-se de um seguro temporário, estendido a todos os hóspedes, que cobre serviços emergenciais como assistência médica, remoção em ambulância e reembolso de despesas com remédios. Vale ainda como seguro de vida. O hóspede ganha ainda um título de capitalização, com sorteios diários.

`Este é o primeiro seguro do gênero no Brasil`, explica José Reinaldo Ritter, diretor de marketing da Abih. Cada vez que o hóspede preencher a ficha nacional de registro de hóspede, estará segurado. `O próprio cartão do hóspede já representa o certificado de seguro temporário`, diz Ritter. O produto foi desenvolvido pela seguradora Zurich, em parceria com a corretora Marsh, e será lançado hoje no Conotel (47º Congresso Nacional de Hotéis).

Segundo Ritter, parte dos recursos será destinada para o desenvolvimento dos profissionais de turismo e para a geração de riquezas turísticas, o que captará ainda mais clientes e investimentos para a região. Entretanto, o produto não tem caráter assistencialista.

`No final da década de 90, definimos o setor de turismo como potencial estratégico de negócios`, afirma Pedro Purm, presidente da Zurich. `O projeto hotel seguro é apenas uma prova da maturidade desse mercado.`

A empresa já trabalha com apólices especiais para o turismo, como o Zurich Travel (seguro de viagens individuais) e o pacote corporativo (cobertura anual para viagens empresariais), além de coberturas exclusivas para alguns hotéis. Juntos, os produtos respondem por uma receita de R$ 150 mil/mês. A receita, segundo Purm, ainda é pequena, mas está em plena expansão.

A meta das empresas é comercializar, dentro de um ano, 3 milhões de apólices. `Não são coberturas grandes`, diz Purm. `Mas adequadas.`

De acordo com Luiz Freire, diretor da área de seguro-afinidade da Marsh, cada plano foi dividido em três categorias: bronze, prata e outro, com taxas de variam de R$ 2,83 a R$ 5,83 por dia. E dão direito a coberturas de R$ 1.000 (assistência médica em caso de doenças e acidentes), R$ 2 mil (remoção) e R$ 500 (despesas farmacêuticas). Quanto aos sorteios, serão prêmios de R$ 2 mil a R$ 5 mil. `E o hotel também ganha o mesmo valor.`

Atualmente, a Marsh tem 4 milhões de apólices em sua carteira de seguros massificados. `É o segmento que mais cresceu nos últimos cinco anos, quanto participava com 5% de nossa receita`, diz. No início do ano, esses produtos respondiam por 17%. `Hoje, já somam 20% e esperamos aumentar mais um ponto percentual até o final do ano`, diz. O otimismo se deve à expectativa de negócio com a apólice de turismo. `A Abih tem 3 mil hotéis associados, que recebem 15 milhões de hóspedes por ano. Por isso imaginamos que será um sucesso`, comenta.

Purm ressalta que o objetivo não é concorrer com outros seguros que o hóspede possa ter. `Por isso os valores são pequenos`, diz. `A apólice é mais uma proteção para o cliente e instrumento de competitividade para o hotel`, ressalta, uma vez que, na teoria, o hóspede não deverá ser onerado.

Os casos de duplicidade, afirma ele, podem acontecer com os clientes mais precavidos, que já compraram seguros. O que não é muito comum no Brasil, onde os `travels` são comuns em caso de viagens internacionais.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN