Notícias | 19 de dezembro de 2018 | Fonte: CNseg

Reconhecendo o papel do seguro na sociedade

Icons safety / insurance

Leia esta e outras notícias no mais recente Boletim GFIA

Boletim de Monitoramento | 11 de dezembro de 2018

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en/.

Consultas e Publicações Recentes

• Em 4 de dezembro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou um discurso do diretor executivo Christine Lagarde sobre a reconfiguração da cooperação internacional no século XXI, proferido por ela durante a oitava palestra do Henry A. Kissinger.


• Em 5 de dezembro, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou seu relatório estatístico de receitas, anunciando que as receitas de impostos em economias avançadas continua a crescer.

• Em 5 de dezembro, a Organização Mundial do Comércio (OMC) publicou o discurso do seu diretor geral Roberto Azevêdo proferido no Jantar anual Mundial do Comércio do Conselho Nacional de Comércio Externo, anunciando que os membros da OMC possuem “uma oportunidade única de renovar o seu sistema mundial de comércio”.

• Em 6 de dezembro, o Grupo Regional Consultivo das Américas (RCG) do Financial Stability Board (FSB) se reuniu nas Ilhas Cayman para medir o desenvolvimento financeiro de seus mercados e discutir efeitos de reformas, fintechs e os ativos de criptomoedas.

• Em 7 de dezembro, o FMI publicou um trabalho sobre o mercado de títulos da China e o mercado financeiro global.

• Em 7 de dezembro a Financial Action Task Force (FATF) conduziu uma avaliação dos sistemas do Reino Unido contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

• Em 7 de dezembro, o FMI publicou um trabalho sobre a demografia, sistemas de previdência e a balança entre poupança e investimento.

• Em 10 de dezembro, a FAFT anunciou que Israel se tornou o trigésimo oitavo membro da FATF após a publicação de seu relatório de avaliação mútua sobre a habilidade de Israel de responder aos riscos da lavagem de dinheiro e do financiamento ao terrorismo.

• Em 11 de dezembro, a OMC e o Banco Mundial publicaram um trabalho que ressalta a necessidade de políticas que maximizem os ganhos nas trocas comerciais para os extremamente pobres.

Recortes de Imprensa

Tecnologia

As seguradoras de saúde lideram iniciativas de blockchain (Digital Insurance) Uma iniciativa para avaliar como a tecnologia blockchain pode ser usada para melhorar a veracidade das informações de saúde está ganhando novos participantes…

Quora afirma que 100 milhões de usuários tiveram seus dados vazados (BBC News) O site de perguntas e respostas Quora foi hackeado, nomes e endereços de e-mail de 100 milhões de usuários foram vazados…

O mercado de seguros e resseguro não devem temer perda de espaço devido a avanços tecnológicos: CEO Horton da Beazley (Reinsurance News) De acordo com Andrew Horton, diretor executivo (CEO) da Beazley e presidente do London Market Group (LMG), a indústria de seguros está enfrentando grandes mudanças pela ruptura tecnológica, mas novas capacidades como automação, irão, em última análise complementar, ao invés de substituir, o trabalho realizado pelo mercado…

O risco de ataque cibernético contra o PIB aumenta 9% em um ano nas maiores cidades(Commercial Risk Europe – Registre-se gratuitamente para ler o artigo) A parcela do PIB em risco de ataque cibernético nas maiores cidades do mundo aumentou quase 9% durante o ano passado para US $ 39,7 bilhões, de acordo com o 2019 Global Risk do Centro de Estudos de Riscos da Cambridge Judge Business School

Chatbots de inteligência artificial para poupar bilhões de dólares gastos em hospitais (The Actuary) O número de pacientes felizes por recorrer à inteligência artificial (AI) para atendimento relacionado a serviços de saúde deve explodir nos próximos cinco anos, economizando bilhões de dólares para os hospitais nesse processo…

As seguradoras enfrentam concorrência por equipe “transformadora” (Seguro Digital) Há uma necessidade urgente das organizações identificarem e estimularem “agentes de transformação”, uma nova geração de profissionais de tecnologia podem impulsionar a inovação e permitir que as empresas prosperem em face do rápido avanço tecnológico…

Reconhecendo o papel do seguro na sociedade (Asia Insurance Review) A inovação digital significa uma oportunidade para as seguradoras expressarem a essência da indústria como a ferramenta comunitária que facilite a gestão e mitigação de riscos…

4 dicas para implementar a automação em seguros (Digital Insurance) As pressões competitivas estão surgindo em todas as linhas de negócios de seguros, traduzindo-se em uma necessidade de implementar processos de automação mais inteligentes em toda a cadeia de valor…

Para o seguro, o futuro está aqui (Digital Insurance) Em 2015, a Novarica declarou que “O Ano em que o Futuro Chegou” para as seguradoras – previsões que vinham sendo desenvolvidas há anos finalmente se transformaram em realidade…

Macroeconomia e Resseguro

Pequim oferece ajuda financeira a companhias que mantêm trabalhadores na folha de pagamento(Reuters). O conselho estatal chinês disse, na quarta-feira, que o governo oferecerá ajuda financeira para empresas em dificuldade que mantiverem seus empregados na folha de pagamento em tempo de ventos contrários para a economia…

China consulta as regras de financiamento para holdings: fontes (Reuters). O Banco Central da China começou a buscar feedback interno em minutas de regulações para empresas holdings, direcionadas a grandes conglomerados que possuem múltiplas licenças financeiras, segundo duas fontes com conhecimento direto sobre o assunto…

Cortes e seguradoras cooperam com o risco de incumprimento de sentenças judiciais (Asia Insurance Review). A Corte Suprema de Pessoas da China assinou um memorando de entendimento (MoU) com a Companhia de Seguro de Pessoas da China (PICC) para garantir no futuro o cumprimento de julgamentos no país…

Regulador pode liberalizar a precificação mandatória de seguro auto em 2020 (Asia Insurance Review). O regulador de seguros indicou que iria parar de definir tarifas para o seguro de responsabilidade sobre terceiros compulsório (MPTL), com efeito a partir do ano fiscal de 2020, começando em 1 de abril…

Resseguradora local privada deferiu um duro golpe (Asia Insurance Review). O regulador de seguros rejeitou a proposta da investidora bilionária Prem Watsa para adquirir a única resseguradora local da Índia, a ITI Reinsurance…

Seguradora indiana ordenada a pagar à família de vítima de acidente de carro (Insurance Business Magazine). A família de uma vítima de acidente de carro irá receber o pagamento de um sinistro substancial uma década após o acidente fatal…

Reguladora irá atrás de agentes não licenciados (Asia Insurance Review). A Autoridade de Serviços Financeiros (OJK) anunciou que tomaria medidas contra agentes não licenciados de seguro que conduzem negócios sem o registro com autoridades…

Plano de inovação de seguros coreana posta em espera (Insurance Business Magazine). Um plano para encorajar inovação na indústria de seguros da Coreia foi adiado para o ano seguinte…

Suprema Corte indefere caso contra maiores taxas de impostos para seguradores de danos e responsabilidades (Insurance Business Magazine). A Suprema Corte apoiou a legalidade do movimento do Bueau of Internal Revenue de impor taxas mais altas de impostos para seguradoras de danos e responsabilidades, comparadas às seguradoras de vida…

Outras

IAIS introduz mudanças para melhorar a representação de comitê executivo (Commercial Risk Europe – registre-se para acesso grátis). A Associação Internacional de Supervisores de Seguros (IAIS) anunciou algumas mudanças destinadas a garantir a representação dos maiores mercados de seguro, bem como a visão de membros não-supervisores

Governos devem agir para restaurar a confiança na previdência, diz OCDE (Investment and Pensions Europe). Governos devem trabalhar para garantir o apoio ao enquadramento regulatório e transformar o sistema previdenciário mais compreensível, de acordo com a OCDE…

Mercados, bancos e os “bancos sombra” (VoxEU.org). O atual sistema financeiro é caracterizado pela coexistência do mercado financeiro direto, bancos reguladores e os “bancos sombra”…

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN