Notícias | 4 de setembro de 2003 | Fonte: O Estado de S.Paulo

Receita inicia ofensiva para cobrar devedor que não aderiu ao Refis

BRASÍLIA – A Secretaria da Receita Federal anunciou ontem que iniciará uma ofensiva de cobrança dos contribuintes que devem ao Fisco e não aderiram ao Programa de Parcelamento Especial (Paes), conhecido como Refis 2. A Receita começará a cruzar os dados dos contribuintes que aderiram ao novo programa com o cadastro de devedores, para identificar quem continua em débito.
O balanço final da adesão ao Paes, divulgado ontem, mostrou que 455.871 contribuintes (341.043 empresas e 114.828 pessoas físicas) se inscreveram no programa. No primeiro Refis, que não aceitou pessoas físicas, 130 mil empresas parcelaram suas dívidas, mas 80 mil já foram excluídas por atraso ou falta de pagamento.
A maioria das empresas que aderiram ao Refis 2 é de pequeno porte. O secretário-adjunto da Receita, Leonardo Couto, disse que não ficou surpreso com o crescimento do número de adesões, pois as regras do Paes foram mais “elásticas” do que as do Refis 1.
O Paes permitiu o parcelamento em até 180 meses das dívidas com a Receita, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e INSS. “Quem não aproveitou será objeto de uma cobrança rigorosa por parte da Receita Federal”, disse ele, avisando que quem ficou em débito não terá mais benesses. (Adriana Fernandes)

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN