Notícias | 23 de fevereiro de 2021 | Fonte: CQCS| Sueli dos Santos

Quiver renova parceria com Instituto Pegaí para incentivo ao poder de transformação da leitura

A leitura transforma. E, por acreditar nisso, a Quiver renovou a parceria com o Instituto Pegaí que tem o projeto “Pegaí Leitura Grátis”, uma iniciativa sem fins lucrativos, não governamental, criada em julho de 2013 na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. 

Idealizado pelo professor universitário Idomar Augusto Cerutti, o objetivo da iniciativa é incentivar o hábito da leitura. A proposta é receber a doação de livros e colocá-los à disposição de novos leitores em locais públicos.

Para aproximar sem leitores de leitores sem livros, os voluntários do projeto registram, carimbam e colocam as etiquetas nas obras doadas. Os livros também são classificados conforme a faixa etária. Depois disso, os livros são disponibilizados nas estantes, onde a população pode emprestar.

Não precisa fazer cadastro, basta encontrar uma das estantes Pegaí, pegar o título preferido, levar para casa, ler e devolver nos Pontos de Coleta quando terminar a leitura.

A Quiver tem, entre seus valores, o desenvolvimento de talentos e, por isso, acredita que a leitura é fundamental para o desenvolvimento de toda uma sociedade. Pelo segundo ano seguido, a empresa é parceira do Instituto Pegaí contribuindo com a manutenção do Hospital de Livros, um projeto criado em 2016 na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa para a recuperação de livros danificados.

Os restauradores que receberam treinamento especial tornam esses livros novamente manuseáveis, com a missão de “dar nova oportunidade para livros e pessoas”.

Como doar?

Qualquer pessoa, de qualquer lugar do Brasil ou do exterior, pode doar. O Pegaí precisa de obras do “gênero literário” (poesia, soneto, romance, crônicas, contos, ensaios, gibis, entre outros), indicados para crianças, jovens ou adultos. Vale lembrar que livros de estudo, técnicos, religiosos, listas telefônicas, manuais, apostilas, revistas, dicionários, enciclopédias não são aceitos.

O Pegaí funciona com o apoio de muitos voluntários e também de muitas empresas e entidades dos mais diversos setores. Quem desejar ajudar com trabalho doando livros de leitura, o instituto possui pontos de coleta em diversas cidades do Brasil. Para encontrar um ponto próximo de você, basta acessar o site ou entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN