Saber Sabendo - Ensinando e Aprendendo | 5 de outubro de 2016 | Fonte: Sérgio Ricardo

Quem não conhece vende pouco, mal e não cresce

Por Sergio Ricardo de M Souza, MBA, M.Sc.

Para vender seguros e planos de saúde é necessário entender que não se está oferecendo ao cliente um produto qualquer. Diferente de muitos outros produtos de seguro em que a experiência completa de consumo pode ou não ocorrer, como por exemplo o seguro de automóveis, os planos de saúde e odontológicos são adquiridos para serem efetivamente usados pelos consumidores, seja em consultas, exames de todos os tipos ou mesmo em cirurgias eletivas ou emergenciais.
Por isso, quem está envolvido com a comercialização de planos de saúde e odontológicos tem que estar necessariamente estruturado e capacitado para tal, o que infelizmente nem sempre é verdade. Trata-se da alardeada venda consultiva que nem todos estão prontos para fazer, sobretudo porque, além de conhecer todas as características técnicas e operacionais dos produtos e das operadoras, os corretores devem entender muito bem as necessidades de seus clientes, para que possam ofertar produtos com o melhor custo x benefício.
O passo a passo do processo é o seguinte:
•Parceiras com Operadoras
•Estudo de Produtos e Legislação Específica
•Estudo e Definição de Público-Alvo
•Construção de Ofertas e Campanhas de Vendas
•Estratégias de Captação de Clientes
•Apresentação Consultiva Customizada das Ofertas
•Fechamento do Negócio
•Implantação
•Manutenção

Sumarizando, o corretor de seguros tem que estar pronto para prestar consultoria a seus clientes antes de depois da venda, ou seja, é um processo de comercialização baseado em estratégia ganha-ganha que ajuda a fidelizar clientes, porque está fundamentado na geração e valor.
Indubitavelmente quem sabe mais, vende mais. Quem se especializa conquista mais clientes, cresce e tem melhores resultados. Não há sorte neste processo.
No Rio de Janeiro há uma grande oportunidade de especialização em Saúde Suplementar oferecida pela UCP – Universidade Católica de Petrópolis com aulas no Centro do Rio de Janeiro, com duas opções de turma: sábados quinzenais ou durante a semana, nas segundas e quartas-feiras, também quinzenais. O curso tem 360 horas-aula de duração e o corpo docente é formado por pós-doutores, doutores, mestres e especialistas com larga experiência acadêmica e profissional, na ANS, operadoras e corretoras especializadas. Agora em outubro inicia uma nova turma do dia 24, com mensalidades de R$ 376,20. Informações e matrículas na secretaria do curso: (21) 3553-4112. Fica a dica.
Além da fonte de conhecimentos o curso permite estreitar relacionamento com professores e alunos que estão no mesmo mercado e têm experiências enriquecedoras. O ambiente de sala de aula, assim, se torna palco para troca de percepções, estratégias e boas práticas, que podem alavancar resultados.

Sergio Ricardo de Magalhães Souza
Executivo dos Mercado de Seguros com mais de 20 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Sistemas de Gestão – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e Diretor do CVG – Clube Vida em Grupo RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin. Associado da ABGP, PMI, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Foi Coordenador de Pós-Graduação e Professor dos programas de Pós-Graduação do IBMEC, UFF, ESNS, FGV, FUNCEFET, IPETEC UCP, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO DE SÁ, TREVISAN, IBP, CBV. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada gerenciamento de riscos, seguros e resseguro. e-mail: [email protected]

Sergio Ricardo

Executivo dos Mercados de Seguros e Saúde Suplementar com mais de 25 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Gestão da Qualidade Total – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Foi superintendente técnico e comercial na SulAmérica Seguros. Foi membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e foi Diretor de Seguros do CVG – RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin (https://www.linkedin.com/groups/1722367/). Associado da ABGP, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Coordenador de Pós-Graduação e Professor dos Programas de Pós-Graduação na UCP IPETEC, UFF, UFRJ, ENS, FGV, IBMEC, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO, TREVISAN, PUC RIO, IBP, CBV e é embaixador na Tutum – Escola de Seguros. Atualmente é coordenador acadêmico de vários cursos de pós-graduação, como o MBA Saúde Suplementar http://www.ipetec.com.br/mba-em-saude-suplementar-ead/, do MBA Seguros https://www.ipetec.com.br/mba-em-seguros-ead-new/ do MBA Governança, Riscos Controles e Compliance e do MBA Gestão de Hospitais e Clínicas na UCP IPETEC. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada em consultoria e treinamentos em gerenciamento de riscos, controles, compliance, seguros, saúde suplementar e resseguro. www.gravitas-ap.com. Fale com Sergio Ricardo [email protected].

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN