Proteste alerta para “seguro contra calote” oferecido pelos bancos

10/07/2015 / FONTE: EBC


Há diversas formas de “venda casada” na compra de um serviço ou mercadoria, que pode ser um empréstimo no banco ou mesmo de uma geladeira, ou até o ingresso para os Jogos Olímpicos. Essas vendas são todas proibidas por lei em vigor e o consumidor precisa sempre ser avisado claramente do procedimento, caso queira aceitar, por outros motivos, mas sem ser obrigado a isso.

Pois este é o assunto do Em Conta desta quarta-feira (8), começando pela Entrevista de Valor com a coordenadora institucional do ProTeste – Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci. Sobre o caso específico dos bancos que, segundo reclamações recebidas, estão tentando empurrar o seguro junto com o empréstimo, por causa do alto risco de inadimplência, ela diz que a denúncia deve ser feita em dois lugares: no Banco Central, para registro, e no Procon mais perto, para receber o pagamento de volta, em dobro.

O Em Conta mostra, ainda, a reportagem de Glaucus Arruda, do Rio, sobre a venda de ingressos para os Jogos Olímpicos, no Rio, somente através de cartões de crédito, o que também é proibido e, pior ainda, se for com cartão de crédito com bandeira do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Por isso, a gente mostra, ainda, a reportagem de Priscila Rangel mostrando que os serviços bancários ocupam o primeiro lugar nas reclamações e como a pessoa deve procurar um Procon para encaminhar a denúncia.

No Trocando em Miúdo, a prosa é sobre a previsão de recolhimento de impostos, acima de um trilhão de reais somente na primeira metade deste ano, com o destaque de que 37,5% deles saem de São Paulo.

Notícias relacionadas


1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal: