Notícias | 21 de agosto de 2017 | Fonte: CQCS | Ivan Netto

Proteção veicular não é seguro em nenhum sentido

proteção-veicular-itaguaí-3Em tempos de crise, a busca por garantia e tranquilidade pode levar muitos proprietários de automóveis a contratarem gato por lebre. Quem procura por um preço mais em conta para proteger o carro pode acabar achando que a chamada proteção veicular é uma opção ao seguro de auto. Mas é bom ficar atento: proteção veicular não é seguro em nenhum sentido. O alerta é do CEO da Minuto Seguros, Marcelo Blay, que recentemente publicou um artigo sobre o assunto.

“A proteção veicular, oferecida por cooperativas ou associações, funciona como uma espécie de ‘seguro pirata’, já que não oferece as mesmas condições de um seguro, embora seja vendido como se assim fosse. Entre os vários problemas enfrentados por aqueles que optam por esta modalidade, estão o fato de ela não oferecer qualquer tipo de garantia, fiscalização ou regulamentação por parte da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), principal órgão e responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros no Brasil”, explica Blay.

Além do texto elaborado pelo seu CEO, a Minuto Seguros preparou uma tabela listando as principais diferenças entre seguro e proteção veicular. O quadro mostra que enquanto as seguradoras possuem clientes e assumem os riscos, as associações têm associados. Outro ponto é que, caso a associação venha a ter problemas financeiros, o associado podem não receber a indenização. Já com as seguradoras, a Susep exige a manutenção de grandes reservas calculadas com base estatística e com rigor, para que o cliente nunca fique sem receber seu pagamento em caso de um sinistro.

“A cobertura de furto simples não é oferecida na proteção veicular”. Enquanto o recebimento da indenização no seguro automotivo é certo, na proteção veicular ela depende do caixa da associação. E para citar mais um exemplo comparativo, ao contrário do que ocorre com os seguros, é praxe haver franquia no pagamento de danos a terceiros pelas empresas de “seguro pirata”, finaliza Marcelo Blay.

Confira abaixo a tabela comparativa entre o seguro de automóvel oferecido pelas seguradoras e a proteção veicular oferecida por associações ou coperativas:

!cid_image002_jpg@01D3174B

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN