Notícias | 7 de janeiro de 2020 | Fonte: CQCS

Proposta pretendida pela Susep pode favorecer algumas empresas

A segmentação do mercado pretendida pela Susep pode favorecer as seguradoras de pequeno porte, que deverão ter menos exigências para operar. A avaliação é do consultor Sergio Ricardo, ao analisar a minuta de resolução do CNSP colocada em audiência pública pela autarquia.

Segundo, a proposta traz a “inovação da dosimetria” para fins de aplicação da regulação de solvência (prudencial), o que irá decorrer da segmentação do mercado em quatro grupos (S1, S2, S3 e S4). “Será considerado, entre outros requisitos, o volume de prêmios movimentado e as provisões técnicas, ramos em que a seguradora opera etc. Isso deve possibilitar que as seguradoras menores, por exemplo, possam atuar com menos exigências”, explica Sergio Ricardo.

O consultor acrescenta ainda que o fato de empresas menores terem menos exigências não provocará perda de qualidade de solvência, que serão “dosadas de acordo com o seu porte”.

De acordo com o diretor da Susep, Vinicius Brandi, essa proposta visa a assegurar as condições de solvência do mercado sem impor custos de observância desproporcionais às entidades de menor porte e complexidade. “A proposta é mais um esforço de revisão normativa da Susep para promover a concorrência, ampliar a oferta de produtos e aumentar a eficiência do mercado”, explica Brandi.

A consulta estará disponível até o dia 10 de janeiro de 2020.

A minuta da resolução pode ser lida neste endereço eletrônico: http://www.susep.gov.br/menu/atos-normativos/normas-em-consulta-publica

___________________________________________________________________________

Venha debater esse assunto no Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

Um comentário

  1. ANTONIO JOSE DE ALMEIDA

    10 de janeiro de 2020 às 13:15

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN