Notícias | 14 de março de 2019 | Fonte: CQCS

Projeto substitui IOF por nova contribuição que incidirá sobre seguros

O deputado Márcio Jerry (PCdoB/MA) apresentou projeto de lei que cria a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE-OF). Caso a proposta seja aprovada, a CIDE-OF irá incidir sobre as operações de seguros, crédito e câmbio ou as relativas a títulos e valores mobiliários.

A proposta extingue o IOF (Imposto Sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativos a Títulos e Valores Mobiliários), instituídos pela Lei 5.143/66, bem como as demais alterações posteriores.

De acordo com o projeto, a nova contribuição será destinada a financiar a Previdência Social Rural no Brasil.

Pela proposta, as alíquotas deverão ser definidas pelo Poder Executivo, respeitados limites mínimos e máximos. Nas operações de seguro, esses limites serão de 0,38% e 25%, respectivamente.

Segundo o deputado, a incidência da contribuição, por sua amplitude, atinge indistintamente, exceto por eventuais isenções a serem discutidas, pessoas físicas e jurídicas que interagem no Sistema Financeiro Nacional. “A sistemática de sua retenção e recolhimento não sujeitará o contribuinte a obrigações acessórias, especialmente de natureza declaratória. O incremento de arrecadação, decorrente da implementação da contribuição será, inicialmente, da ordem de R$ 40 bilhões por ano, ampliando os recursos destinados a financiar a Previdência Social Rural”, argumenta o autor do projeto.

 

 

 

__________________________________________________________________________________________________________

Deseja fazer parte do Grupo Bom Dia Seguro no WhatsApp do CQCS? Realize o seu cadastro através do link abaixo e venha compartilhar conhecimento com os colegas Corretores de Seguros. http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

2 comentários

  1. GRINGS E SCHMITT CORRETORA DE SEGUROS LTDA

    15 de março de 2019 às 11:47

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  2. JOSÉ ALBERTO HEISSLER

    15 de março de 2019 às 11:12

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN