Projeto substitui IOF por nova contribuição que incidirá sobre seguros

14/03/2019 / FONTE: CQCS

iof-imposto-sobre-financas

O deputado Márcio Jerry (PCdoB/MA) apresentou projeto de lei que cria a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE-OF). Caso a proposta seja aprovada, a CIDE-OF irá incidir sobre as operações de seguros, crédito e câmbio ou as relativas a títulos e valores mobiliários.

A proposta extingue o IOF (Imposto Sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativos a Títulos e Valores Mobiliários), instituídos pela Lei 5.143/66, bem como as demais alterações posteriores.

De acordo com o projeto, a nova contribuição será destinada a financiar a Previdência Social Rural no Brasil.

Pela proposta, as alíquotas deverão ser definidas pelo Poder Executivo, respeitados limites mínimos e máximos. Nas operações de seguro, esses limites serão de 0,38% e 25%, respectivamente.

Segundo o deputado, a incidência da contribuição, por sua amplitude, atinge indistintamente, exceto por eventuais isenções a serem discutidas, pessoas físicas e jurídicas que interagem no Sistema Financeiro Nacional. “A sistemática de sua retenção e recolhimento não sujeitará o contribuinte a obrigações acessórias, especialmente de natureza declaratória. O incremento de arrecadação, decorrente da implementação da contribuição será, inicialmente, da ordem de R$ 40 bilhões por ano, ampliando os recursos destinados a financiar a Previdência Social Rural”, argumenta o autor do projeto.

 

 

 

__________________________________________________________________________________________________________

Deseja fazer parte do Grupo Bom Dia Seguro no WhatsApp do CQCS? Realize o seu cadastro através do link abaixo e venha compartilhar conhecimento com os colegas Corretores de Seguros. https://www.cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: https://www.cqcs.com.br/fale-conosco/

Tags: ,

Notícias relacionadas


1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal:

2 comentário(s)

    GRINGS E SCHMITT CORRETORA DE SEGUROS LTDA

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

    JOSÉ ALBERTO HEISSLER

    Você precisa estar logado para ler o comentário.