Notícias | 15 de maio de 2020 | Fonte: CQCS

Projeto estabelece atendimento remoto sem custo durante a pandemia

A deputada Sâmia Bomfim (PSOL/SP) apresentou projeto de lei que torna obrigatório o atendimento remoto/telemedicina durante a vigência da situação de emergência de saúde pública e do estado de calamidade pública relacionados à pandemia do novo coronavírus pelos planos e seguros de saúde.

De acordo com a proposta deve ser disponibilizado o atendimento remoto/telemedicina em quaisquer atividades da área de saúde durante a vigência da situação de emergência.

No caso da telemedicina, as empresas do setor terão que oferecer metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde, compreendidas as seguintes atividades: orientação, monitoramento, consulta, diagnóstico e triagem

Caso a proposta seja aprovada, durante a pandemia, a cobertura aos serviços de atendimento remoto/telemedicina não implicará cobranças adicionais ou carência sobre os contratos.

Além disso, as cláusulas de carência e de cobertura parcial temporária de planos e seguros de saúde expressas nos instrumentos contratuais serão suspensas até o término do estado de calamidade.

O texto estabelece ainda que a prestação de serviço de atendimento remoto/telemedicina deverá seguir os padrões normativos e éticos usuais do atendimento presencial.

Segundo a deputada, a motivação desse projeto está “na negativa de seguros e planos de saúde em ofertar teleatendimento para as pessoas com deficiência que dependem da continuidade da terapia ou sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições”, argumenta.

____________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN