Notícias | 18 de junho de 2019 | Fonte: CQCS

Projeto cria seguro obrigatório de danos materiais por veículos

O deputado David Soares (DEM/SP) apresentou projeto de lei que torna obrigatório a contratação de seguro de responsabilidade civil por danos materiais causados a terceiros por veículos automotores de via terrestre.

De acordo com a proposta, que altera o Decreto Lei 73/66, incluindo o novo seguro obrigatório, as diretrizes e os limites de cobertura deverão ser definidos pelo Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP.

Além disso, é proposto que as indenizações por danos materiais causados a terceiros sejam pagas independentemente da responsabilidade que for apurada em ação judicial contra o causador do dano, cabendo à seguradora o direito de regresso contra o eventual responsável.

O autor do projeto explica que, à semelhança do seguro DPVAT, a proposta busca a instituição de seguro obrigatório de danos materiais decorrentes de acidentes de trânsito, em que o beneficiário seja o terceiro vitimado pelo evento. “Nos termos da legislação atualmente em vigor, a contratação de seguro de responsabilidade civil por danos materiais é facultativa e, por isso, ao contrário do que ocorre com o DPVAT, não impede a renovação anual do licenciamento do veículo. A presente iniciativa volta-se, então, a tornar obrigatória a contratação”.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN