Notícias | 29 de outubro de 2019 | Fonte: ENS via Fenacor

Programa aborda presença feminina no setor

Apresentado pelo jornalista Paulo Alexandre e pelo consultor de economia Francisco Galiza, o programa Panorama do Seguro, produzido pelo Sindseg-SP, abordou, em sua 41ª edição, a atuação das mulheres no setor de seguros. A diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro, foi a convidada da vez.

Apontada como uma das principais especialistas no tema, a executiva falou sobre as mudanças ocorridas no setor desde 2012, quando foi criado o estudo “Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil”, que neste ano teve sua terceira edição lançada pela ENS. Maria Helena discorreu ainda sobre as possíveis medidas a serem tomadas pelas seguradoras para que a igualdade de gêneros no segmento seja cada dia mais notável.

“Quando começamos esse estudo as mulheres tinham muito mais dificuldade de ascender aos cargos executivos. No entanto, na última pesquisa, encerrada em 2018, vemos que para cada três executivos homens, as seguradoras têm uma mulher. É assim que precisamos evoluir nesse assunto, realmente conscientizando e trabalhando na cultura das empresas”.

Ao ser questionada sobre quais vantagens as seguradoras teriam ao ampliar a participação feminina no setor, a diretora explicou os ganhos já comprovados com a presença de mulheres em cargos de gestão. “Há provas contundentes, principalmente nos países desenvolvidos, de que a presença de executivas nos conselhos de administração ou na alta gestão das empresas realmente traz bônus financeiros para essas organizações. No Brasil, também caminhamos para isso, mas é uma necessidade econômica por causa da nossa diversidade. Quem desenha produtos paras as mulheres são os homens. Será que eles estão atendendo realmente o que as mulheres querem? Então, por que não aproveitar isso e construir uma cultura cada vez mais diversa?”, ponderou.

Ao final do programa, Maria Helena projetou as perspectivas para a indústria de seguros. “As seguradoras têm que investir bastante em programas a fim de encorajar a diversidade, de discutir o assunto, porque esse é o caminho do futuro, sem dúvidas. Nós temos muita esperança de que isso irá mudar em pouco tempo, como a nossa pesquisa mostra, visto que, em seis anos, já houve um progresso muito grande no número de mulheres em cargos executivos nas seguradoras”.

Essas e outras informações sobre a presença de mulheres no setor podem ser encontradas no terceiro estudo “Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil”, disponível aqui. A íntegra da entrevista de Maria Helena ao Panorama do Seguro pode ser acessada nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=35I3JpDyXCI

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN