Notícias | 10 de julho de 2020 | Fonte: Icatu Seguros

Professor Diogo Robaina destaca a importância da educação financeira na Conversa com o Especialista desta quinta-feira, 9

Inserting a coin into a piggy bank

 O professor Diogo Robaina foi o convidado da live desta quinta-feira, realizada pela Icatu Seguros em seu canal do YouTube. Diogo, que dá aulas na CASA DO SABER RIO e na Fundação Getúlio Vargas (FGV), explicou ao público de forma direta e muito simples a importância da educação financeira em todas as fases da vida e deu dicas importantes para que as pessoas passem a organizar melhor o orçamento e consequentemente tomem melhores decisões. Especialista em pessoas, a Icatu apoia iniciativas ligadas ao incentivo da cultura e do conhecimento e é uma das patrocinadoras da CASA DO SABER RIO. 

Segundo o Relatório de Economia Bancária do Banco Central, o Brasil conta hoje com cerca de 4,6 milhões de endividados que devem mais do que podem pagar a instituições financeiras. Muito dessa realidade pode ser evitada com um acompanhamento constante das finanças, mesmo que de forma simples, que ajude a pessoa a entender como está gastando seu dinheiro. 

Para Diogo, elementos como cartão de crédito, cheque especial, empréstimos e financiamentos são itens que fazem parte da rotina financeira da maioria das famílias e antes de começar qualquer planejamento é importante entender de que forma eles comprometem o orçamento doméstico. 

Ao iniciar seu planejamento, tenha em mente os objetivos e as metas que pretende alcançar, sempre divididos em curto, médio, longo e muito longo prazo.

Após essa definição, é hora de colocar o que foi planejado em prática, sempre avaliando os resultados apresentados. “Não espere até ter uma quantia específica para se planejar financeiramente. O importante é começar, mesmo com pouco”, afirma Diogo. 

Para ajudar a desenvolver a disciplina na hora dos gastos, Diogo aconselha um importante indicador para a tomada de decisão de compra: calcular o preço do item de acordo com sua hora de trabalho. “Quando eu olho para algo que quero comprar e sei quantas horas de trabalho aquilo representa para mim, é mais fácil avaliar se vale realmente a pena. Para descobrir o número, basta dividir o seu salário por 200”, ensina. 

O uso de planilhas financeiras e aplicativos também é visto como um aliado para ajudar na organização. Com essa ajuda é possível separar os gastos por centros de custo, como alimentação, educação, saúde, moradia, lazer, o que permite uma visão importante de como o dinheiro é gasto e onde é possível fazer ajustes e reduções. Para não se perder nos valores, vale seguir uma regra simples: 40% do orçamento destinado para gastos fixos, 30% para gastos variáveis e os outros 30% para reserva e investimentos. 

Para quem está endividado, Diogo sugere uma lista de todas as dívidas, buscar soluções viáveis de renegociação e começar o pagamento a partir das contas com maiores taxas de juros. Nesse caso o foco inicial é quitar as pendências, para depois começar a poupar. 

“O desequilíbrio financeiro afeta muito nosso lado emocional, portanto é importante falarmos sobre educação financeira desde cedo, com nossos filhos, na nossa casa. É algo que precisa fazer parte da rotina dos brasileiros”, conclui. 

Para conferir o conteúdo completo, acesse: 

 https://www.youtube.com/user/icatuseguros

__________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN