Notícias | 30 de outubro de 2019 | Fonte: Segs.com

Previdência Privada Infantil garante futuros dos filhos

Quanto mais cedo iniciar o plano de previdência privada, maior será o rendimento

Para garantir o futuro dos filhos, muitos pais começam a poupar desde cedo. Seja ao nascer ou maiorzinho, logo uma poupança é criada para eles com o objetivo de pagar uma faculdade, um carro aos 18 anos, montar um negócio próprio, ou até mesmo apenas para ter um patrimônio, entre outras finalidades.

A previdência privada, apesar de ser um termo muito conhecido para quem pensa na aposentadoria, também cobre essa frente. Assim, é classificada como: “Previdência Privada Infantil”.Formada com base nas contribuições feitas pelo titular, a previdência privada, como o próprio nome sugere é mantida por uma instituição particular. Ao aderir a um plano, o cliente escolhe o valor e a periodicidade da contribuição.

Dessa forma, é possível, por exemplo, contribuir uma única vez ao ano ou em parcelas mensais.O retorno é proporcional ao investimento. Ou seja, quanto maior for a contribuição, maior vai ser o dinheiro recebido no futuro. Isto é, o valor acumulado no período de contribuição mais os rendimentos gerados.“O plano de uma previdência pode ser iniciado em qualquer idade, mas quanto antes, melhor. Se começar na fase do berço, a contribuição mensal pode ser bem mais baixa já que haverá muito mais tempo de contribuição.

Se o plano iniciar na adolescência, o valor acumulado será menor, exigindo aportes maiores caso queria melhores resultados. O ideal mesmo é que a aplicação dure muito anos”, explica Carlos Alexandre, diretor executivo da San Martin Seguros.

Carlos explica que as taxas de administração podem variar entre 0,7% e 2%, dependendo do volume aplicado – quanto maior, menor a cobrança – e da empresa escolhida.Para ser proprietário do plano, o recém-nascido precisa ter um CPF próprio, e o pai ou mãe responde pelo investimento até o filho completar 16 anos. A partir desta idade, o pai é responsável com a anuência do adolescente, e aos 18 anos, ele assume a administração do plano, podendo resgatar o valor quando quiser ou continuar investindo por conta própria.
ModalidadesA previdência é dividida em duas modalidades, o VGBL e o PGBL. A vantagem do primeiro é que a dedução dos impostos, na hora do resgate, acontece apenas sobre o rendimento, enquanto, no segundo, a dedução é feita sobre o valor total que houver em conta. O PGBL, porém, tem a opção de ser abatido na declaração anual do Imposto de Renda, o que faz com que acabe sendo vantajoso para um público específico, de pessoas que fazem a declaração do IR pelo modelo completo.
“Para quem opta por fazer o plano no nome dos filhos, enquanto eles são menores os pais ficam como responsáveis legais, o que lhes dá o direito de fazer as movimentações na conta. Nesse caso, a melhor opção é o VGBL. Entretanto, os pais podem ainda aderir o plano em seus nomes e incluir os filhos como beneficiários.
Essa alternativa tem a vantagem de não precisar de uma conta para cada irmão, já que todos podem ser incluídos como beneficiários na mesma, a qualquer momento. Além disso, os pais que fazerem a declaração do IR pelo modelo completo através do PGBL, podem abater do imposto parte ou a totalidade de tudo o que aplicar ano a ano naquela conta (o limite de abatimento é de 12% da renda total anual)”, detalha o diretor.
O grande diferencial da previdência privada, porém, está na possibilidade de chegar a um desconto menor de IR, de 10% na hora do resgate. É o que acontece para as opções que adotam a tabela regressiva de imposto: por ela, a cobrança de IR varia de 35%, para resgates feitos antes de dois anos, até os 10%, nos resgates após dez anos ou mais.
Quais as taxas cobradas nesse tipo de investimento?“São duas! Uma delas é a taxa de administração que é usada para cobrir os custos de gerir o dinheiro aplicado no fundo, e assim é cobrada anualmente sobre o valor total do patrimônio aplicado. Já a outra é a taxa de carregamento, que neste caso, serve para cobrir custos de administração e corretagem, recaindo sobre cada depósito ou aporte realizado no plano — normalmente não ultrapassa 5% sobre o valor.
Mas vale à pena pesquisar. São muitas as empresas e bancos que já não cobram a taxa de carregamento constituindo-se em um importante diferencial entre marcas. Por isso, o indicado é analisar as propostas e escolher aquela que seja mais interessante para o seu investimento, com o menor custo possível”, finaliza o Carlos.Sobre a San Martin SegurosFundada em 1995 em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, como uma corretora de seguros convencional, a San Martin se destacou no mercado graças ao atendimento personalizado aos clientes e entrou para o franchising em 2014.

São diversos serviços da área de seguros prestados a pessoas físicas e jurídicas, como seguro de vida, patrimonial (residências, empresas, condomínios), automóveis, saúde, viagens, eventos, entre outros. A rede conta com 300 unidades distribuídas pelo Brasil. O investimento inicial para se tornar um franqueado é a partir de R$33.970,00. https://www.sanmartinseguros.com.br/

_____________________________________________________________________________________________________

Faça parte do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN