Notícias | 30 de novembro de 2020 | Fonte: CQCS

Presidente do Conselho da Líder comenta as razões para dissolução do Consórcio DPVAT

Não há uma única razão pela dissolução do Consórcio DPVAT. A afirmação foi feita pelo presidente do Conselho de Administração da Seguradora Líder, Leandro Martins, em entrevista ao jornal Valor Econômico. Segundo ele, o prêmio muito baixo, com os valores caindo ao longo dos anos, “reduziu a atratividade para as seguradoras”.

Martins acrescentou que há um desgaste de imagem, somado à receita muito pequena, além do risco atuarial do produto. “Quem garante às seguradoras que elas não teriam que recuperar esse prêmio baixo no futuro?”, indagou o executivo. 

Para o executivo, é hora de construir “uma coisa nova”, se houver entendimento do governo de que o produto é importante para a sociedade brasileira, “como é nosso entendimento”. 

Na mesma reportagem, o diretor-presidente da companhia, Ismar Tôrres, lamentou o fato de as fiscalizações da Susep darem tratamento às atividades da Seguradora Líder e do Consórcio DPVAT “como se os mesmos fossem uma entidade pública”. Ele lembrou que o consórcio é composto, unicamente, por seguradoras e acionistas privados e a Seguradora Líder é uma sociedade anônima de capital fechado.

Dados da Seguradora Líder indicam que o Seguro DPVAT paga, em média, mais de 300 mil indenizações por ano. Nos últimos 10 anos, mais de 4 milhões de pessoas foram beneficiadas, sendo mais da metade de vítimas com idade entre 18 e 44 anos, na fase mais produtiva de suas vidas.

ASSEMBLEIA. 

A dissolução do Consórcio do Seguro DPVAT a partir de 01 de janeiro de 2021 foi aprovada, após a saída de 36 seguradoras integrantes do consórcio, em uma Assembleia realizada nesta terça-feira (24).

A extinção do consórcio significa que estarão vedadas quaisquer novas subscrições de riscos pela Seguradora Líder em nome das consociadas.

A Seguradora Líder irá administrar o run-off dos ativos, passivos e negócios do consórcio e o Seguro DPVAT realizados até 31 de dezembro de 2020. Durante todo o período de run-off, a seguradora terá amplos poderes de representação das consorciadas exclusivamente para tal fim.

A Seguradora Líder reforça que realizou transformações estruturais na governança e na operação deste seguro que se traduziram em ganhos de eficiência para o negócio. E até o fim deste ano, manterá essa mesma dedicação e total comprometimento com a sociedade brasileira, razão de existir dessa companhia.

______________________________________________________________________________________

Venha debater esse assunto no  Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: https://www.cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: https://www.cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN