Notícias | 30 de maio de 2016 | Fonte: CNseg

Presidente da FenaSaúde se reúne com ministro Ricardo Barros

min_saude_intO encontro foi promovido pelo Instituto Coalizão Saúde

Solange Beatriz Palheiro Mendes, presidente da FenaSaúde, participou, na quarta-feira (25/5), de um café da manhã promovido pelo Instituto Coalizão Saúde (ICOS) que contou com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros. Durante o encontro, realizado em São Paulo, o novo ministro demonstrou estar ciente das dificuldades diante da escassez dos recursos e ineficiências do sistema de saúde.

Ricardo Barros pretende priorizar a educação em saúde e dar ênfase à promoção de atitudes saudáveis, por meio de incentivos às políticas que prestigiem os cidadãos engajados em cuidar bem da sua saúde. E quer discutir com o setor a questão da regulação na Saúde Suplementar. Barros também debateu sobre temas prioritários, como a judicialização e a inflação médica, que ameaçam a sustentabilidade do setor.

“A judicialização da saúde tornou-se um dos principais problemas da Saúde”, ressaltou. De acordo com Barros, a aprovação da “pílula do câncer” pode abrir um precedente para que juízes aprovem a distribuição de uma série de materiais e medicamentos que ainda estão em fase de experimentação, aumentando os gastos com as medidas. O ministro destacou os problemas orçamentários e financeiros do governo, alertando que a situação de déficit da Previdência agrava a situação, o que pode levar o governo a tomar medidas “duras”.

Na avaliação da presidente da FenaSaúde, o encontro foi o primeiro passo para a concretização de ações pontuais. “No momento atual, encaramos situações que nos afligem, impactam nossa eficiência e oneram o setor. O ministro demostrou que irá enfrentar essas dificuldades com bastante praticidade. E é isso que nós esperamos”, concluiu Solange.

O Instituto Coalização Saúde (ICOS) é composto por 25 instituições líderes da cadeia privada do setor de saúde, entre as quais a FenaSaúde. Seu principal objetivo é elaborar a agenda de desenvolvimento do setor de saúde no Brasil e propor soluções inovadoras para temas chave ao sistema de saúde do País.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN