Notícias | 3 de maio de 2019 | Fonte: Extra

Preço do seguro de carro varia até 558% entre bairros de São Paulo

Levantamento mostra que preço médio da proteção na cidade varia de 1.668,49 reais a 4.863,75 reais para um mesmo perfil de segurado e modelo de carro

São Paulo – O preço de um seguro de carro para um mesmo perfil de segurado e um mesmo modelo de veículo pode variar até 558% em bairros da cidade de São Paulo. É o que aponta um levantamento do site comparador de preços da proteção, o ComparaOnline.

O valor médio mais caro foi encontrado no bairro do Tatuapé, na zona leste da cidade. No bairro, a proteção custa, em média, 4.863,75 reais. Já na Vila Nova Conceição, na zona sul, o preço da proteção cai para 1.668,49 reais, em média. O estudo compilou preços em sete seguradoras e 16 bairros, localizados nas quatro regiões da cidade.

Segundo Paulo Marchetti, CEO do comparador de preços, a alta variação de preços é esperada. “Nem todas as seguradoras conseguem trabalhar com a mesma base estatística. Algumas conseguem precificar melhor em regiões que conhecem mais, têm uma inteligência maior”, conta. O que define que um bairro seja mais caro, segundo ele, é basicamente o índice de roubo de veículos mais elevado, provocado por características como mais carros estacionados na rua e por ser uma região com diversas saídas e rotas de fuga.

Os preços foram simulados nas seguintes seguradoras: Sulamérica, HDI, Bradesco, Porto Seguro, Itaú, Sompo e Azul.

Os bairros incluídos no levantamento são: Jardim São Paulo, Jardim França, Limão e Brasilândia. na zona norte; Pinheiros, Perdizes, Lapa e Rio Pequeno, na zona oeste; Tatuapé, Anália Franco, Itaim Paulista e São Mateus, na zona leste; e Moema, Vila Nova Conceição, Jardim Ângela e Parelheiros, na zona sul.

O perfil de motorista usado na simulação foi o de um homem solteiro com 25 anos que está fora da faixa de risco, a de jovens entre 19 e 24 anos. O veículo pesquisado é o Ônix zero quilômetro, carro mais vendido em fevereiro, de acordo com dados da Fenabrave.

Entre as seguradoras analisadas, a que registrou os menores preços na zona norte e leste é a do Itaú. Na zona oeste e sul, a seguradora divide o posto de seguros mais em conta com a Sulamérica. Já os maiores preços na zona norte são cobrados pela HDI e Porto Seguro e, na zona oeste e sul, pela Porto Seguro e a Azul. Na zona leste, os preços mais baixos oscilam entre diversas seguradoras.

É importante ressaltar que a Porto Seguro, Azul e Itaú pertencem ao mesmo grupo. Além disso, uma seguradora pode oferecer seguros mais caros porque oferecem produtos mais completos. É o caso da Porto Seguro, diz Marchetti.

Veja abaixo o resultado da simulação feita pelo ComparaOnline, dividido por região da cidade:

Zona Norte

Captura de Tela 2019-05-03 às 08.18.03

Zona Oeste

Captura de Tela 2019-05-03 às 08.41.00

Zona Leste

Captura de Tela 2019-05-03 às 08.44.06  Captura de Tela 2019-05-03 às 08.45.42

Zona Sul

Captura de Tela 2019-05-03 às 08.46.31

Veja também os bairros que registraram os seguros mais caros e os mais baratos, ordenados do maior para o menor:

Captura de Tela 2019-05-03 às 08.47.05

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN