Notícias | 4 de abril de 2014 | Fonte: G1

Preço de seguros aumenta 10% por causa das colisões em Itapetininga

Índice de colisões do município cresceu 27% em um ano.
Conversão à esquerda contribui para as ocorrências, aponta corretor.

O preço da mensalidade do seguro de veículos cresceu cerca de 10% neste ano, em Itapetininga (SP). Um dos motivos para o aumento é o índice de colisões, que também aumentou. O acréscimo é de aproximadamente 27% de 2013 para 2014.

Em uma corretora de seguros do município, dos 80 casos atendidos por mês, entre roubos, furtos e colisões, 70 são batidas. De acordo com o corretor de seguros Wilson Nei Theodoro de Cyllos, o que contribui para o aumento da estatística é algo habitual no município: as conversões à esquerda. “Hoje uma rua onde andava dez carros, tem 18 carros andando. As ruas não aumentaram na mesma proporção, então há muito acúmulo de veículos em certos locais e em certos horários, ocasionando mais acidentes. Uma coisa que vem ocorrendo com muita frequência é o problema da conversão, quando o motorista está com um pouco de pressa e não quer esperar e entra na frente do outro veículo”, afirma.

Quando não há placas de sinalização é possível fazer a conversão à esquerda. No Código Brasileiro de Trânsito não consta como irregular se o motorista indicar com antecedência que vai virar à esquerda em um cruzamento.

A equipe do TEM Notícias fez vários flagrantes em ruas e avenidas da cidade (veja vídeo acima). Em um cruzamento entre as ruas Pedro Marques e a Virgílio de Rezende, os motoristas que querem virar à esquerda esperam. Outros veículos passam do lado ou pela rua contrária. Em outro trecho entre a Virgílio de Rezende e a Domingos José Viera o carro espera no meio da rua para conseguir virar.

O advogado Fábio Albuquerque se envolveu em um acidente com um motoqueiro em um cruzamento entre a Virgílio de Rezende e a Domingos José Viera, onde a conversão à esquerda é permitida. Foi a terceira colisão que ele sofreu de 2012 para cá, e por isso passou a pagar mais pelo seguro este ano. “Além do aumento anual, que o seguro tem, quando há uma colisão, o motorista perde o bônus e acaba tendo um aumento significativo no preço do seguro. Havendo menos colisão o seguro embolsa menos a gente paga menos também”, explica.

A Prefeitura de Itapetininga informou que estudos estão sendo feitos para a implantação de rotatórias e a proibição de conversões à esquerda em locais bastante movimentados.

De acordo com a secretária de Trânsito, Maria Ângela Leite, não há um prazo para a conclusão dessas mudanças. “Não podemos estipular um prazo. O fato é que verificamos que o grande número de acidentes se deve também pelo aumento da frota. De 2012 para 2013, tivemos um acréscimo de mais de 5 mil veículos enquanto de habitantes foi de 2 mil”, diz.

Ainda segundo a secretária, nos locais onde a conversão à esquerda é permitida, os motoristas devem manter uma conduta prudente. “É bom nós estabelecermos que, onde não há proibição de conversão à esquerda, o motorista poderá fazê-la. Mas é preciso que todos os motoristas se atentem ao Código Brasileiro de Trânsito, que estabelece normas gerais de conduta de veículos e usuários”, afirma.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN