Notícias | 24 de julho de 2020 | Fonte: CQCS

“Precisamos alinhar o valor com novas soluções de negócios”, afirma Victor Navarro, presidente da Global Excel Latin America

Victor Navarro, presidente da Global Excel Latin America, participou nesta quinta-feira, 23/07, do segundo encontro de um total de seis do CQCS Innovation Latam. Na ocasião, Navarro apresentou sua empresa e destacou ser 100% privada com quase 1000 funcionários que processa quase 2 trilhões de dólares. “Temos mais de 400 empresas de seguros que trabalham conosco”, compartilhou.

Neste momento de pandemia, Navarro alertou que é preciso refletir e olhar como podemos nos preparar para o futuro.

A Excel está entre o pagador, cliente e o prestador, e que no começo da Covid, havia a preocupação de que algumas empresas de seguros não oferecessem cobertura já que foi classificado como pandemia. “Víamos isso como quebra da confiança da empresa com o cliente e vejo que foi o oposto do que aconteceu. As empresas se apresentaram para a batalha”, destacou.

Outro ponto levantado por ele foi a questão dos prestadores. “Além de prestar o serviço necessário, eles têm que buscar a renda. Estamos felizes que o cliente está sendo beneficiado com a eliminação de barreiras de acesso ao serviço de saúde”, afirmou.

Ele lembrou ainda que nesse momento, as pessoas não querem ir ao hospital. “Elas veem o hospital como local onde você vai para morrer e, por isso, estão privilegiando a telemedicina. Ainda não temos certeza do impacto da redução de procedimentos eletivos”.

Navarro disse também a questão da telemedicina foi complexa para a Global já que a empresa não queria lidar com prestadores diferentes nos diversos países da América Latina. “Não havia solução para isso. De repente algumas poucas semanas, diversos clientes procuram telemedicina. Nossos clientes não queriam lidar com prestador diferente”, revelou. Ele lembrou ainda que havia diferença de leis e ambientes regulatórios, mas que agora, diante da necessidade, a maior parte dos países autoriza. “Muito mais pessoas têm acesso a saúde mental por conta da telemedicina”, acrescentou.

O executivo reforçou que a telemedicina não substitui a ida ao hospital, mas ressaltou que boa parte das questões que a Global administrava fisicamente passou a ser gerenciada digitalmente. “Quando uma empresa queria vender uma apólice ela tinha um espaço físico, hoje fazemos o trabalho remoto e a pessoa não precisa sair de casa. Mesmo quando os países voltarem a abrir não devemos ter a volta aos grandes escritórios. Deveremos ter uma nova percepção que os cuidados com a saúde vão mudar”, sentenciou.

Ele destacou ainda que no curto prazo o fluxo de sinistros não deve apresentar mudanças, mas deve aumentar no médio prazo. “A diferença entre ter e não ter seguro de saúde na América Latina é muito significativa”. Segundo ele, pessoas que têm seguro saúde tem 2 chances mais de sobreviver do que quem não tem seguro saúde.

Navarro disse que se preocupa com a inflação médica na América Latina que é de 12% ao ano enquanto nos Estados Unidos, o índice fica entre 6% e 7%. “Muitos prestadores não estão conseguindo lucrar como antes e até estão perdendo dinheiro”, alertou. Para ele, deve haver um impacto profundo no médio prazo.

Para o executivo é preciso ter um olhar otimista para o futuro. “Precisamos alinhar o valor com novas soluções de negócios”.

Ele ressaltou que as empresas de seguro saúde na América latina precisam trabalhar mais com cuidados da saúde e não cuidados da doença. “Tem que ter uma perspectiva holística do seu cliente. Cuidados de saúde. Se ele está comendo direito. Fazendo exercícios”, exemplificou.

Navarro disse ainda que antes tudo era centrado no médico e com a telemedicina há uma mudança. “Eu fico em casa, eu recebo a prescrição em casa, eu acesso link a hora que eu escolhi”, disse.

Para ele, as empresas precisam garantir que as pessoas sejam e continuem sendo saudáveis. “Temos que fornecer bem estar”, finalizou.

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