Notícias | 30 de julho de 2019 | Fonte: CQCS | Sueli Santos

Porto Seguro reforça importância da prevenção de acidentes e da saúde do trabalhador

Em celebração ao Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho (27), companhia apresenta balanço de produtos e iniciativas em prol da segurança dos funcionários

O Brasil ainda registra altos índices de acidente no trabalho. De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o país está em quarto entre as nações com mais registros de acidentes de trabalho – atrás apenas de China, EUA e Rússia.

No dia 27 de julho foi celebrado o Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho e, por isso, o Porto Seguro Saúde Ocupacional aponta algumas de suas iniciativas para contribuir com a redução desses índices.

Entre as ações destacadas pela companhia estão:

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA): com mais de 10 mil atendimentos no ano passado e em constante evolução, o PPRA possui caráter preventivo e contempla as ações de saúde para monitoramento dos trabalhadores com base nos riscos identificados no ambiente de trabalho. O programa reconhece, analisa e monitora os riscos presentes no ambiente de trabalho, por meio de profissionais de segurança do trabalho.

O Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO): com cerca de 12 mil atendimentos em 2018, essa iniciativa tem o objetivo prevenir e contemplar ações de saúde para o monitoramento dos trabalhadores, com base nos riscos identificados no ambiente de trabalho. Isso acontece a partir do monitoramento biológico dos trabalhadores a partir dos possíveis riscos no ambiente de trabalho, com a finalidade de identificar com antecedência os problemas de saúde derivados das ações destes riscos.

Análise Ergonômica do Trabalho: a iniciativa avalia o potencial de impactos relacionados à repetitividade, postura, força física e condições do ambiente de trabalho e contempla tanto os aspectos biomecânicos, como os aspectos organizacionais do trabalho, mapeando os pontos de desconformidades e propondo ações de melhoria.

O Porto Seguro Saúde Ocupacional conta com uma área dedicada à promoção da saúde, com produtos como aferição de pressão arterial, medição de glicemia, palestras nos mais diversificados temas de saúde e segurança do trabalho e infraestrutura para atendimento a eventos corporativos.

Essas ações, além de prevenir, atendem às normas regulamentadoras de saúde ocupacional e segurança e contribuem para um ambiente de trabalho mais seguro para todos.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN