Porto Seguro alcança lucro de R$ 657 milhões no segundo trimestre

03/08/2020 / FONTE: CQCS | Sueli Santos

Porto
A pandemia não afetou a lucratividade da Porto Seguro que registrou aumento significativo na rentabilidade no segundo trimestre e no primeiro semestre de 2020. O isolamento social refletiu na significativa queda da sinistralidade e consequente melhora do desempenho operacional.

A companhia também conseguiu alto retorno das aplicações financeiras no segundo trimestre  e capturou a recuperação dos preços dos ativos compensando as perdas do primeiro trimestre. Além disso, as iniciativas adotadas pela empresa desde o início da crise permitiram manter os índices de renovação em patamares elevados e mitigar os impactos principalmente nos Negócios Financeiros.

Os prêmios de seguros (ex-DPVAT que em janeiro de 2020 passou a ser contabilizado de forma líquida na rubrica de outras receitas e despesas operacionais de seguros ) apresentaram um recuo de 4,9% no trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. O seguro Auto (-9,9% comparado ao mesmo período de 2019) foi afetado pela retração na venda de novos seguros e pela redução do prêmio médio.

Como resultado da diminuição do risco, o índice de renovação permaneceu elevado, favorecido pelas medidas adotadas para proteção da carteira. Os prêmios do Saúde expandiram 16,7% em comparação ao segundo trimestre de 2019, mantendo a trajetória de crescimento em duplo dígito observada nos últimos anos. Nos seguros Patrimoniais, em relação ao mesmo período de 2019, os prêmios decresceram 6,7% e o Vida recuou 1,3%.

O índice combinado de seguros atingiu 83,8% no trimestre (-9,6 p.p. quando comparado ao mesmo período de 2019) – melhor resultado da história da Porto Seguro – foi beneficiado pela expressiva queda na sinistralidade do seguro Auto (-15,4 p.p. em relação ao segundo trimestre de 2019), decorrente, principalmente, da redução da circulação de veículos em função do isolamento social e da melhora na sinistralidade do Saúde (-18,5 p.p. comparado ao mesmo período de 2019).

Esse índice é resultado, em maior parte, da diminuição dos procedimentos eletivos realizados no período e dos efeitos da pandemia. Já o índice consolidado de despesas administrativas e operacionais reduziu 0,4 p.p. no trimestre (em comparação a 2019). Ao desconsiderar despesas e incentivos a programas sociais para combater os impactos da pandemia de Covid-19 na sociedade, o índice de D.A+D.O teria reduzido 1,1 p.p. no segundo trimestre de 2020.

Nos Negócios Financeiros e Serviços, comparado ao segundo trimestre de 2019, as receitas trimestrais aumentaram 7,6%, impulsionadas pelas Operações de Cartão de Crédito e Financiamento, que expandiram 10,2%  em relação ao mesmo período do ano anterior, a partir do aumento de 28,9% no número de cartões emitidos – atingindo 2,8 milhões de unidades ao final do trimestre.

Já a inadimplência (NPL+90 dias) alcançou 6,1% ao final no segundo trimestre de 2020, um aumento de 0,4 p.p. em relação ao mesmo período de 2019. Apesar dos desafios enfrentados no período, os Negócios Financeiros reagiram à crise de forma consistente, beneficiados pelo gerenciamento da carteira e ações adotadas para mitigação do risco, principalmente nas renegociações de dívidas.

O elevado retorno das aplicações financeiras no trimestre se deve ao incremento de posições em renda variável realizadas no primeiro trimestre de 2020, compensando as perdas observadas no primeiro trimestre e a realização de títulos públicos atrelados a inflação. A rentabilidade trimestral da carteira (ex-previdência) foi de 5,3% (719% do CDI) no trimestre.

O lucro líquido atingiu R$ 656,7 milhões no trimestre (+72,4% quando comparado a 2019) e R$ 885,1 milhões no semestre (+30,1% em relação ao primeiro semestre de 2019), resultando num ROAE² de 34,9% no segundo trimestre de 2020 e de 23,2% no primeiro semestre de 2020. Excluindo o efeito do excesso de capital e considerando uma remuneração de 100% do CDI para os investimentos, a rentabilidade anualizada sobre o patrimônio seria de 31,5% no trimestre e de 25,4% no semestre.

Apoio aos stakeholders e sociedade

Desde o início da crise, a Porto Seguro tem adotado diversas iniciativas para apoiar seus stakeholders e a sociedade em geral no enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia de Covid 19. Estas foram intensificadas ao final do semestre com o lançamento do programa “Meu Porto Seguro”.

A partir desse programa serão gerados 10 mil postos de trabalho temporário, com pagamento de R$ 1.500 mensais durante o período de três meses, o qual os participantes realizam cursos de capacitação online gratuitos e se habilitam para promover os produtos e serviços da Porto Seguro, gerando oportunidades de negócios tanto para os corretores como para a empresa.

Ao longo dos anos, a Porto Seguro tem aprimorado suas práticas de Governança Corporativa e realizando diversos projetos relacionados às áreas de Responsabilidade Social e
Ambiental. Com o objetivo de aumentar a transparência de seus negócios e ampliar o alcance desses projetos, a partir deste trimestre, a empresa irá reportar as principais informações e iniciativas de ESG – que estão cada vez mais alinhadas às estratégias de seus negócios e geram impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente, contribuindo para a criação de valor de longo prazo para todos os seus stakeholders.

Apesar do momento desafiador, a Porto Seguro segue otimista na condução de suas operações e confiante na robustez e resiliência do seu modelo de negócios para atravessar esta crise.

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