Notícias | 8 de abril de 2004 | Fonte: Valor Econômico

Porto escolhe novo nome para a AXA

Quatro meses depois de anunciar a compra das operações brasileiras da seguradora francesa AXA, a Porto Seguro Seguros começa hoje a fazer o novo negócio funcionar. Os contratos de aquisição foram assinados nesta quarta-feira e hoje a companhia está abrindo um concurso entre os funcionários e os corretores para a escolha de um nome para a nova empresa.

Os 5,2 mil funcionários da Porto, mais os 280 da ex-AXA e todos os 18 mil corretores cadastrados serão convidados, por e-mail, a participar do concurso, que vai até 15 de maio. A melhor sugestão, que será conhecida dia 30 de junho, vai ganhar um prêmio em dinheiro e todos os participantes vão concorrer por sorteio a dois computadores.

Jayme Garfinkel, vice-presidente executivo da Porto, conta que a estratégia de não incorporar a carteira da AXA à Porto é ter “políticas comerciais diferentes”, além de manter a qualidade do negócio deixado pelos franceses. “Queremos fazer como a Volkswagen que comprou a Audi e manteve a marca em separado”, afirmou Garfinkel. A “Audi” da Porto poderá servir também como campo de provas de novos produtos.

A aquisição da subsidiária brasileira da AXA – uma das maiores seguradoras do mundo – foi a primeira da história de 59 anos da Porto Seguro. Quinta maior companhia do mercado brasileiro e segunda maior em seguros de automóveis depois da Bradesco Seguros, a Porto ficou um ano negociando com os franceses, segundo Jayme Garfinkel. O valor da transação não foi divulgado.

Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), a AXA registrou R$ 137,3 milhões em prêmios, entre janeiro e dezembro de 2003, e um lucro líquido de R$ 13,5 milhões.

Garfinkel avalia que a incorporação da AXA poderia diluir pontos fortes, afastar profissionais reconhecidamente competentes e clientes fiéis. “Compramos uma empresa que está andando, que tem uma tradição de relacionamento com seus corretores”, repetiu Garfinkel, ao falar dos planos para a nova empresa.

A aquisição não altera posição da Porto no ranking. A AXA tem 80 mil veículos segurados em comparação a mais de um milhão de automóveis segurados pela Porto.

A empresa cujo nome vai sair das “urnas” faz parte de uma estratégia da família Garfinkel, controladora da Porto, para transformar o grupo em uma empresa de serviços financeiros completa. Mirando a crescente concorrência das seguradoras ligadas aos grandes conglomerados bancários, Jayme Garfinkel não pensa em transformar sua seguradora em um banco ou comprar um. A idéia é dar instrumentos financeiros aos corretores – único canal de vendas da Porto – para que eles possam concorrer com os gerentes das agências bancárias, que oferecem seguros de seus concorrentes.

Nos últimos dois anos a Porto abriu uma empresa de administração de fundos de investimentos, a PortoPar, uma pequena financeira, a PortoSeg e uma empresa de consórcios. Isso sem contar a ampliação do leque de produtos de seguros, com a abertura de uma empresa de Vida e Previdência e o lançamento de produtos mais acessíveis à população de baixa renda.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN