Notícias | 13 de agosto de 2020 | Fonte: Icarros

Por que seguro de carro é mais barato para mulher?

Levantamento mostra que seguro para o público feminino é até 23% menor do que para o masculino

Um levantamento realizado pela corretora Minuto Seguros no início do ano mostrou que mulheres pagam até 23% a menos do que homens em seguro de carro por um motivo muito simples: elas são mais cuidadosas no trânsito. O estudo foi realizado com base em cotações feitas por ambos os sexos até novembro de 2019 em São Paulo, Paraná, Bahia, Pará e Distrito Federal.

O valor para as mulheres é menor do que para os homens em todos os cenários considerados: faixa etária, preços por estado e categorias de automóvel. As maiores diferenças foram encontradas no Distrito Federal e Paraná, onde o público feminino paga 20% e 19% menos do que o masculino, em média.

Por que existe essa diferença?

Para o sócio-diretor da Minuto Seguros, Manes Erlichman, “as mulheres são mais cuidadosas ao volante, se envolvem em menos acidentes e, normalmente, os danos causados são menores do que em ocorrências com motoristas do sexo masculino. Isso reflete diretamente no preço do seguro”, afirma.

Jaime Soares, diretor do Porto Seguro Auto, têm a mesma visão e deixa claro que “a precificação envolve uma série de critérios, mas, de forma geral, o seguro para a mulher costuma ser mais barato, pois elas são mais atenciosas no trânsito e costumam ser mais cautelosas. Assim, se envolvem menos em ocorrências e quando acontece é algo de menor impacto, com custo de reparo menor”.

E os números não mentem. Dados da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) mostram que o total de sinistros envolvendo mulheres gera valores de indenização menores do que os que acontecem com os homens, o que ajuda a explicar o fato do público feminino ser considerado de menor risco pelas seguradoras.

__________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN