Notícias | 23 de maio de 2022 | Fonte: Insurtalks

Por que as seguradoras devem adotar um mercado digital alimentado por corretores

O futuro do seguro pode não ser o que você imaginou. Muitos tiveram visões de consumidores respondendo a algumas perguntas on-line e clicando para comprar apólices em uma experiência semelhante à da Amazon. De fato, muitas insurtechs foram construídas em torno desse modelo e fizeram ondas desde o seu lançamento. Mas o canal de distribuição do corretor permaneceu forte.

Por quê? O conhecimento do corretor e a experiência em seguros são essenciais para o processo de compra – e os corretores continuaram a demonstrar seu valor. O seguro é um produto complexo que protege os compradores. Como se vê, os consumidores querem a orientação que os corretores fornecem. O canal de distribuição de corretores é tão forte que muitas empresas fundadas no modelo direto ao consumidor recorreram a corretores para ajudar a vender seus produtos.

Mas há também uma mudança maior acontecendo. Embora os consumidores queiram a experiência do corretor de seguros, eles viram a facilidade e a conveniência de comprar e fazer a manutenção de seguros online. Algumas insurtechs estão ganhando destaque no mundo dos corretores porque são fáceis de trabalhar. Seu objetivo — simplificar os fluxos de trabalho para que os corretores possam oferecer a mesma experiência sob demanda prometida pelas empresas diretas ao consumidor — é uma combinação perfeita para os corretores. Isso está levando a novos mercados digitais.

O mercado digital reúne corretores, seguradoras, segurados e outros envolvidos na distribuição de seguros em uma plataforma, tornando rápido e fácil encontrar o apetite certo por um risco e oferecer opções de cobertura aos clientes, levando a uma experiência de compra de seguros mais perfeita. O mercado pode ter várias formas, como um agregador, uma plataforma de cotações ou vendas ou uma rede que representa uma variedade de apetites de mercado e seguradoras. Qualquer que seja a gênese, os marketplaces digitais de seguros geralmente têm recursos semelhantes: redução da entrada de dados, simplificação dos processos e diminuição do número de telas necessárias para atender um cliente.

As expectativas dos clientes de seguros são reais. Os clientes querem uma experiência rápida e sob demanda. Eles não fornecerão mais páginas de informações para obter uma cotação ou esperarão dias para que os agentes enviem cotações de várias operadoras. As operadoras menos habilitadas para tecnologia correm o risco de perder negócios para seguradoras digitais mais novas, pois os agentes estão cada vez mais recorrendo a elas quando os clientes desejam informações rápidas.

Uma vitória para todos

Tanto as marcas nacionais de seguros estabelecidas quanto as seguradoras digitais mais recentes podem obter valor dos mercados digitais. Os provedores nacionais podem facilmente aumentar seus recursos digitais e elevar rapidamente a experiência do cliente. As companhias fundadas em modelos diretos ao consumidor podem usar essas plataformas para acessar o canal de distribuição do corretor e obter reconhecimento da marca.

Para as seguradoras, o mercado digital permite distribuir mais prêmios para mais clientes. Também permite que eles tenham certeza de que estão recebendo os riscos que desejam contratar e mais clientes de seguros de alta qualidade.

Para os corretores de seguros, os mercados digitais economizam um tempo considerável e permitem que eles forneçam a experiência de compra que os clientes exigem. Anteriormente, eles precisavam gastar recursos significativos para conectar e inserir dados com operadoras individuais. Agora, os corretores podem gerenciar um único relacionamento digital nos marketplaces, oferecendo aos clientes uma variedade de opções de seguradoras. O marketplace também reduz a entrada de dados e limita o número de telas que os corretores usam. Conclusão: os corretores obtêm mais informações mais rapidamente para seus clientes.

Isso acaba levando os consumidores a ganhar. Eles recebem orientação e aconselhamento de corretores para garantir que tenham a cobertura certa para seus riscos. Eles estão conectados às operadoras que possuem os melhores produtos para seus riscos e obtêm cobertura a um preço competitivo.

Aproveitando a oportunidade digital

O que uma operadora deve fazer? O primeiro passo é estar presente nas plataformas que seus corretores estão usando. Pergunte aos seus corretores quais ferramentas eles estão achando valiosas. Se você não tiver uma interface de programação de aplicativos que permita conectar-se facilmente, considere trabalhar com seu departamento de tecnologia ou com um fornecedor externo para criar uma. Isso pode tornar a integração com essas plataformas mais rápida e fácil.

Também é importante considerar o design de suas interações com os corretores de seguros. Muitas vezes, as seguradoras que trabalham com consumidores e corretores projetam tudo pensando no consumidor. Mas os corretores têm muito mais conhecimento de seguros e não precisam do pacote básico que os clientes precisam. Os corretores também têm preferências específicas quando se trata de fluxos de trabalho. Por exemplo, enquanto os consumidores podem gostar de ver uma pergunta por vez ao enviar informações para uma cotação para que possam sentir que estão progredindo, os corretores preferem ver todas as perguntas de uma só vez. Certifique-se de ter os corretores em mente ao trabalhar com essas plataformas, mas também para seus próprios processos voltados para os corretores.

Portais de seguradoras com uma torção

Considere isso. As seguradoras que participam de mercados digitais não estão perdendo o controle, mas sim acelerando tarefas mundanas e tornando o canal de distribuição mais eficiente. Os portais da seguradora ainda podem ser usados ​​para finalizar e vincular políticas. Mas os marketplaces tornam mais rápido e fácil para os corretores identificarem companhias com apetite por riscos específicos.

Isso coloca as transportadoras diretamente no ponto de venda e elimina a necessidade dos corretores de visitar portais individuais apenas para comprar riscos. À medida que os mercados digitais evoluem, espere que eles continuem a acelerar as interações dos corretores com clientes e seguradoras.

Qual é o próximo? À medida que mais plataformas utilizam o enriquecimento de dados, espere que menos pontos de dados sejam necessários para retornar cotações vinculáveis. Um corretor de seguros não terá que descobrir a que distância um hidrante está de uma casa, por exemplo. A solução pode acessar um banco de dados que rastreia a localização de todos os hidrantes em uma área e extrai automaticamente essas informações.

À medida que essa tecnologia avança, parte do poder passará para os consumidores. Mais corretores terão a capacidade de os consumidores fazerem cotações. Os portais voltados para o cliente darão aos clientes acesso fácil às suas informações de seguro.

Os marketplaces digitais conectarão perfeitamente seguradoras, corretores e clientes, elevando o nível da experiência de compra de seguros. É um ganha-ganha. As companhias venderão mais cobertura e terão acesso a mais clientes, os corretores gastarão seu tempo aconselhando os clientes em vez de realizar tarefas mundanas e os clientes obterão a melhor cobertura a um preço competitivo.

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