Notícias | 11 de maio de 2020 | Fonte: CQCS

Policial militar e outros três homens são presos suspeitos de fraudar seguro

O portal G1 traz a notícia de que um grupo que falsificava boletins de ocorrências, laudos médicos e relatórios de atendimento hospitalar para fraudar o DPVAT foi preso em Sergipe. A prisão foi decorrência da Operação Hidra, que teve o objetivo de prender quatro homens suspeitos de envolvimento com fraudes do Seguro DPVAT, entre eles, um policial militar.

As prisões começaram a ocorrer na quarta-feira (dia 22), em Aracaju. O militar se apresentou à corporação de qual faz parte e outras três pessoas foram presas perto da residência do suspeito de ser o principal articulador dos golpes.
Um outro integrante do grupo está foragido. Segundo informações, ele teria ido para o interior do estado. A SSP divulgou uma foto para que a população ajude a localizá-lo.

A matéria diz que a SSP informou que as fraudes contra o Seguro DPVAT, praticadas em todo o país, costumam contar com a participação de uma pessoa responsável por cooptar os ‘laranjas’, que são os futuros beneficiários, que, em troca de pequenas vantagens, fornecem suas contas bancárias e seus documentos pessoais para serem fraudados e utilizados na falsificação de Boletins de Ocorrências, laudos do Instituto Médico Legal (IML), relatórios de atendimento hospitalar e comprovantes de residência. Todos esses documentos serviam para embasar o requerimento fraudulento a ser formulado junto à seguradora.

Depois que a indenização entra na conta dos ‘laranjas’, os valores são sacados pelo cooptador e repassados em mãos ou transferidos, em grande parte para o principal articulador da fraude, que geralmente não aparece durante a empreitada criminosa.
Pessoas que possam ter sido vítimas do grupo criminoso devem buscar a Delegacia de Defraudações ou ligar para o Disque Denúncia, através do 181. No mesmo telefone, podem ser enviadas informações sobre o paradeiro do suspeito foragido.

DPVAT

A assessoria de comunicação da Seguradora Líder, responsável pelo DPVAT, informou que a estratégia de prevenção, detecção e combate às fraudes contra o seguro apresenta números expressivos, ano após ano. Acrescentou que é vítima das fraudes e que, ao longo do tempo, usando modernos sistemas de inteligência artificial, aprimora o processo de prevenção e detecção, reduzindo as ocorrências e os pagamentos indevidos. A seguradora ainda disse que os casos detectados e comprovados são denunciados e conduzidos às autoridades competentes em todo o país, para apuração e aplicação das sanções previstas em lei. E que, nos últimos dois anos, houve um desestímulo de ataques de quadrilhas contra o DPVAT na ordem de 80%.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN