Notícias | 20 de agosto de 2020 | Fonte: Sindseg SP

Planos de saúde têm mais lucro no 2º tri

Cancelamentos e adiamentos de procedimentos influenciaram o resultado

Com os cancelamentos e adiamentos de procedimentos médicos por conta da covid-19, as operadoras e seguradoras de planos de saúde registraram expressiva queda na taxa de sinistralidade, o que contribuiu para a melhora do lucro líquido do segundo trimestre, relata o Valor Econômico. A redução verificada na Bradesco Saúde, Hapvida, NotreDame Intermédica e SulAmérica variou de 6,6 a 16,7 pontos percentuais quando comparado ao mesmo período de 2019. No entanto, esses indicadores não serão mantidos no mesmo nível nos próximos meses, uma vez que os pacientes já voltaram a realizar, principalmente, consultas e exames. Entre as grandes operadoras, estima-se que o volume atual de procedimentos médicos seja equivalente a 70% e 90% do patamar anterior à pandemia.

Essa quantidade é uma soma de parte dos procedimentos não realizados em meses anteriores com a dos pacientes que já se sentem seguros para agendar suas consultas e exames, além dos procedimentos relacionados à covid-19. Em julho, a taxa de sinistralidade ficou em 64%, o equivalente a quatro pontos percentuais acima do mês anterior, segundo levantamento feito pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com 100 operadoras.

“Esse bom desempenho é transitório, entre o segundo e terceiro trimestres. O que estamos olhando mesmo é no longo prazo, analisando critérios de como estão as negociações comerciais entre as operadoras e empresas contratantes num cenário de desemprego e fim do auxílio de complemento de renda do governo”, disse Maurício Cepeda, analista do Credit Suisse.

Ele lembra que cerca de 9 milhões de pessoas tiveram seus contratos mantidos com à MP do governo de complemento de renda, mas o fim do benefício associado a uma não retomada da economia podem levar a um aumento ainda maior das demissões e, consequentemente, redução de planos de saúde. Entre março e junho, período da pandemia, 407,6 mil pessoas perderem o convênio médico.

Segundo fontes, já há uma guerra de preços entre as operadoras que estão preferindo abrir mão de reajustes elevados para não perder clientes e manter receitas. No entanto, esse reajuste menos salgado não deve ser comemorado por tanto tempo, segundo especialistas do setor.

“Apesar do reajuste agora ser menor, estamos alertando as empresas que são nossas clientes que o aumento de 2021 pode vir alto”, disse Thomaz Menezes, presidente da It’s Seg, consultoria que administra o plano de saúde para cerca de mil empresas. No segundo trimestre do ano, as seguradoras conseguiram as melhores reduções de sinistralidade.

Na SulAmérica, a queda foi de 12,3 pontos percentuais e na Bradesco Saúde, de 16,7 pontos percentuais, entre abril e junho. Neste período, as duas empresas foram beneficiadas porque não têm custo fixo de rede própria. A SulAmérica viu seu lucro líquido saltar 83,4% para quase R$ 400 milhões.

Mas com o retorno dos procedimentos, as operadoras verticalizadas tendem a obter melhores ganhos porque conseguem controlar melhor os custos e o volume de procedimentos realizados, uma vez que possuem rede própria. O analista do Credit Suisse tem acompanhado de perto o impacto do fim do benefício da MP do governo. “Se a economia não retomar, as empresas vão ter que demitir porque não haverá demanda para aquele número de empregados mantidos com a contribuição do governo”, disse.

A contrapartida das empresas que receberam o benefício é não demitir por determinado prazo, mas segundo o analista algumas empresas podem fazer as contas para ver se vale a pena pagar a multa pela dispensa, em vez de continuar pagando salário e impostos. Outro ponto que vem sendo questionado é como será feito o repasse do aumento de custos de compra de equipamentos como respiradores, máscaras e álcool em gel nesta pandemia.

__________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN