Notícias | 5 de janeiro de 2005 | Fonte: Jornal do Commercio

Planos de saúde lideraram queixas no Procon em 2004

Espaço do Consumidor

Colunista: Rodrigo Carvalho

Levantamento realizado pelo Procon Pernambuco constatou que os planos de saúde foram os campeões de reclamações em 2004. Das 14.118 queixas recebidas pelo órgão até o último dia 10 de dezembro, 821 foram referentes às operadoras que atuam no setor. Entre as 16 empresas citadas pelos usuários, a Sul América Saúde apresentou o maior número de clientes insatisfeitos. Segundo dados da entidade, 303 reclamações foram registradas contra a seguradora em virtude de reajuste por mudança de faixa etária, reembolso médico e por enviar propostas de migração e adaptação, ocasionando aumentos de até 80%.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) aparece logo em seguida na lista das 10 mais reclamadas. Durante o ano, a Celpe acumulou 747 queixas no Procon, a maioria de consumidores que tiveram perdas do benefício tarifário. Os usuários também não pouparam os deslizes das empresas que prestam serviços de telefonia. A Telemar aparece na terceira colocação com 670 reclamações, grande parte por causa dos pulsos medidos além da franquia.

As operadoras Oi e Claro, ficaram com a quarta e a quinta colocações, respectivamente. A Compesa aparece na relação com 360 queixas, ocupando a sexta posição. A listagem prossegue com a Nokia, Credicard e Tim. Por fim, a fabricante de telefones celulares Siemens ocupa a 10ª colocação. O número de reclamações no Procon praticamente dobrou em relação aos registros de 2003. `Isso aconteceu por que expandimos nossos serviços para o interior do Estado e ampliamos o horário de atendimento. Além disso, o consumidor está buscando mais seus direitos`, destaca o diretor do Procon Pernambuco, Israel Guerra.

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