Notícias | 31 de março de 2014 | Fonte: Folha de São Paulo

Planos crescem com impulso de clientes mais idosos, diz Iess

A faixa etária com maior crescimento de beneficiários de planos de saúde médico-hospitalares em 2013 foi a de 59 anos ou mais, segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (Iess), com base em dados da ANS (agência nacional de saúde).

O total de clientes nessa faixa cresceu 5,1% em relação a 2012, quase no mesmo patamar dos que têm entre 19 e 58 anos (alta de 5%). Os beneficiários idosos chegaram a 6,1 milhões em 2013, 12,1% dos planos do país.

A contratação nessa faixa de planos apenas odontológicos subiu 10,4% em relação a 2012 e alcançou 1 milhão de vínculos. A alta de beneficiários mais velhos veio das três formas de contratação, individual, coletivo empresarial e coletivo por adesão (de categorias profissionais), afirma o superintendente-executivo, Luiz Augusto Carneiro.

“As operadoras não sabem precisar se o aumento decorre de mudança da faixa etária, envelhecimento natural, ou novos clientes”, diz.

“A alta de idosos foi maior nos planos individuais (aumento de 5,4%). Entre beneficiários de 19 a 58 anos, foi de apenas 0,8%. Nessa faixa, a maior expansão ocorreu em planos coletivos, de 7,2%.”

O mercado, em todas as faixas etárias, cresceu 4,6%.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN